O calor dessa época do ano é normal. Afinal, é verão no sul da Flórida. Mas, a umidade em altos níveis e uma poeira vinda do deserto do Saara à região tem evitado chuvas e feito com que a temperatura e sensação térmica bata recordes nos últimos dias.
No começo da semana, pela primeira vez em sete anos, uma advertência de calor foi emitida pelo National Weather Service para todo o sul da Flórida (do condado de Miami-Dade a Palm Beach), com temperaturas podendo chegar aos 110º F.
Mesmo que a advertência de calor tenha expirado na noite do dia 5, as altas temperaturas e a alta umidade ainda devem trazer a sensação térmica a níveis perigosos à saúde. A umidade relativa do ar chegou a um nível considerado “opressivo”, segundo especialistas. Para se ter uma ideia, nos 50%, a umidade é considerada “confortável”, quando passa de 65%, a medida passa a ser “opressiva”, e na quarta-feira, dia 6, a umidade do ar chegou a 76%.
A temperatura mínima bateu recordes no dia 6. No Fort Lauderdale-Hollywood International Airport, por exemplo, a temperatura mínima estava a 83º F, batendo o recorde de 82º F em 1987. Em Palm Beach, a mínima estava a 82º F, batendo recorde de 81º F em 2013.
A partir do fim de semana, as chances de chuva devem ser de 20% e permanecer assim até o meio da próxima semana. Por isso, a temperatura deve permanecer alta e o National Weather Service indica precaução.
Como ficar “salvo” do calor:
- Beba muita água;
- Evite muita atividade ao ar livre;
- Quando estiver do lado de fora, faça pausas frequentes na sombra;
- Use roupas leves;
- Nunca deixe crianças ou animais em um carro fechado – nem mesmo por alguns minutos. Autoridades indicam que em 10 minutos a temperatura dentro de um veículo pode aumentar em 20º F.

