O episódio da imigrante ilegal brasileira Roselane Driza, 37, condenada nesta quarta-feira(27) pela Justiça de Londres por ter chantageado uma juíza que havia dado-lhe um emprego como faxineira, teve destaque nas primeiras páginas dos principais diários locais nesta quinta-feira (28).
"Culpada: a faxineira, a ladra, a chantagista e a amante", é o título da matéria de capa do jornal "The Guardian", sob uma grande foto de Roselane ao chegar ao tribunal no dia anterior.
A brasileira era acusada por dois juízes de imigração, que haviam sido amantes e que a empregavam como faxineira, de chantageá-los para não revelar o relacionamento entre os dois e o fato de eles a terem empregado apesar de sua condição ilegal no país.
Roselane foi condenada pela chantagem à juíza, mas não pela suposta chantagem ao juiz, de quem também havia sido amante e do qual foi acusada de roubar dois vídeos com imagens de sexo envolvendo a outra juíza e também uma outra mulher loira ainda não identificada.
A matéria diz que Roselane enfrenta agora a possibilidade de "prisão e deportação após ser condenada ontem por chantagear (...) uma juíza chamada (no processo) de J. e de roubar dois vídeos de sexo de um segundo juiz, Mohammed Ilyas Khan".
Primeira página do "The Idependent"
"Sexo, mentiras e os videotapes roubados que mandaram a faxineira dos juízes para a prisão", diz título de reportagem do jornal "The Independent".
Segundo o jornal, "mesmo o mais escandaloso drama legal para a TV nunca mostrou uma trama como a ouvida ao longo da última semana" pela Justiça britânica durante o julgamento.
O "Daily Telegraph" diz em sua manchete principal de capa que "Os juízes do caso da chantagem podem enfrentar um inquérito" por conta das revelações de que empregaram uma imigrante ilegal.
"Ilyas Khan, 60, e uma juíza que a corte não permitiu que fosse identificada, aparentemente não sabiam que a brasileira que eles empregavam para limpar suas casas não tinha permissão para trabalhar no Reino Undio. Apesar de ambos trabalharem para o Tribunal de Imigração e Asilo", diz o jornal.
Também em sua manchete principal, o "Times" diz que "Os juízes no caso da chantagem podem ser demitidos".
Segundo a reportagem de capa, a Justiça britânica deve "estudar os detalhes que apareceram durante o julgamento de Roselane Driza para decidir se os juízes, um dos quais enviou a ela uma mensagem de celular chamando-a de 'coisinha quente como pimenta', devem ser punidos".