A confiança dos consumidores americanos na economia dos EUA registrou ligeira queda, para 105,4 pontos, neste mês, devido a preocupações quanto à situação do mercado de trabalho, informou nesta terça-feira o instituto privado de pesquisa The Conference Board.
De acordo com o instituto, as preocupações com empregos ofuscaram os benefícios trazidos para o bolso dos consumidores com a queda nos preços da gasolina. O índice de confiança referente a setembro havia ficado em 105,9 pontos.
O dado de outubro também ficou muito abaixo das expectativas dos analistas, que previam uma alta para 107,8 pontos.
"A queda na confiança em outubro foi causada pela visão menos otimista dos consumidores sobre o mercado de trabalho", disse a diretora do centro de pesquisa do instituto, Lynn Franco. "As expectativas de curto-prazo dos consumidores tiveram uma ligeira melhora, mas o cenário no mercado de trabalho permanece sem direção."
No mês passado, a economia americana gerou 51 mil postos de trabalho em setembro, índice muito inferior ao de agosto, quando foram abertas 188 mil vagas no país (dado revisado).
Foi também o resultado mais baixo desde outubro do ano passado, quando a economia americana ainda sentia os efeitos da passagem do furacão Katrina, que causou destruição no sul do país.
A economia americana vem registrando uma desaceleração econômica desde o segundo trimestre deste ano: o crescimento no período foi de 2,6% (contra 5,6% no primeiro trimestre), índice que recuou ainda mais no terceiro trimestre, quando o crescimento foi de 1,6%.