O Brasil nunca esteve tão brasileiro. Como em todo ano de Copa do Mundo, o patriotismo do povo brasileiro é exaltado das formas mais intensas e a paixão pelo futebol toma conta da vida de cidadãos brasileiros de todas as
idades, raças e níveis sociais.
A Copa do Mundo 2010 chegou e o brasileiro já se esqueceu da outra copa, aquela traumatizante, decepcionante. Agora será diferente, agora a taça é nossa e todo mundo quer torcer, chorar, ficar nervoso e se emocionar com a seleção brasileira em campo. Gritar muito, de preferência as três letrinhas mais desejadas de todos os brasileiros neste mês de Copa: GOL! Nesta primeira edição de Copa do Mundo 2010, o Gazeta destaca o Brasil vestido de verde amarelo e algumas curiosidades da Copa da África do Sul!
Campanha “Minha rua é hexa” em Manaus
As ruas de Manaus já estão super enfeitadas com as cores do Brasil para a Copa 2010. O governo do Estado lançou um concurso “Minha Rua é Hexa”, com o objetivo de incentivar a população amazonense a se reunir e enfeitar a cidade para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira. A meta da campanha é mobilizar a população para um clima de alegria e torcida pelo Brasil, ornamentando as ruas, praças e avenidas nos tons verde e amarelo.
De acordo com o blogdorocha, a rua mais premiada de Manaus é a Rua Santa Izabel, no bairro da Praça 14 de Janeiro. O orçamento para decorar a rua está em torno de setenta mil reais, onde serão consumidos dois milhões de fitas coloridas, dois mil metros de fios elétricos e 600 lâmpadas para a decoração que será basicamente com o emblema da CBF, bandeiras do Brasil, Amazonas e da África do Sul. São 150 famílias trabalhando para que tudo saia dentro do planejado, diz o blog.
Segundo Rômulo dos Santos, presidente da comissão, “a expectativa é de reunir em torno de 10 mil pessoas em um espaço de 350 metros de rua, com direito a telões por todos os lados, shows de bandas de forró, pagode e outros gêneros musicais, além de barracas de comida e bares pintados nas cores verde e amarela”.
A rua também terá um espaço dedicado a Amazônia. “Como somos os próximos a sediar uma Copa, teremos o espaço Brasil-Amazônia, para chamar a atenção para 2014”.
Copa invade o comércio brasileiro
Para quem esteve no Brasil nos últimos dias, percebeu que não se fala em outra coisa. A Copa da África do Sul agita ruas, escolas e o comércio brasileiro. Lojas espalhadas por todo o país vendem os mais variados tipos de produtos nas cores verde e amarelo, aumentando os lucros do setor com itens inspirados na seleção. Roupas de cama, chaveiros, bijuteria, perucas, material de escritório, roupas, móveis e outros utensílios enchem as vitrines das lojas brasileiras. O Saara, centro de compras populares no Rio de Janeiro e a rua 25 de Março, um dos maiores centros comerciais da cidade, estão repletas de produtos da Copa e, como sempre, o patriotismo do brasileiro nunca esteve tão apurado…normal em ano de Copa do Mundo.
Você sabe o que vuvuzela?
O homem que alega ser o criador da vuvuzela, a tradicional corneta usada pelos torcedores sulafricanos nas partidas de futebol é Saddam Maake, de 55 anos e morador de Tembisa, cidade de classe média-baixa perto de Johanesburgo.
Nascido em Limpopo, província rural na África do Sul, Saddam diz ter inventado a vuvuzela quando ainda era criança, a partir de uma simples buzina. “Eu ia ver meus amigos jogarem bola, tirava a parte de borracha da buzina e ficava fazendo barulho assoprando com a boca”, conta.
O nome vuvuzela, no entanto, só veio muitos anos depois, em 1992. Ele contou que o nome veio por acaso, sem uma razão especial que o inspirasse. “Fui para o Zaire ver o Bafana Bafana jogar e eu era o único no estádio com a vuvuzela.” Segundo Saddam, na volta desta viagem, veio a ideia de fazer o instrumento com as cores da seleção sul-africana: amarelo e verde. A popularização, no entanto, só veio em 1996, quando a África do Sul ganhou em casa a Copa Africana de Nações.
Apesar de nunca ter recebido dinheiro pelo que alega ser sua criação, Saddam é bastante conhecido no país e se tornou um dos personagens folclóricos da África do Sul. Ele já foi apresentado a várias personalidades, dentre elas o presidente da Fifa, Joseph Blater, o atual técnico da seleção sul-africana, o brasileiro Carlos Alberto Parreira, e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. “O que as pessoas que me perguntam sobre dinheiro não entendem é que eu sou um escravo do futebol. E o que eu quero é ver as pessoas se divertindo, tocando a vuvuzela por aí. Não quero dinheiro, mas quero que saibam que eu sou o dono, eu sou o
pai. O nome vuvuzela surgiu comigo.”
Aos torcedores que se animaram a comprar sua vuvuzela para assistir aos jogos da Copa, Saddam pede que respeitem o “código de ética” do uso do instrumento: não se pode tocar durante a execução dos hinos nacionais nem nos minutos de silêncio. “E, principalmente, nunca se deve tocar uma vuvuzela no ouvido de outra pessoa”, ensina.
Rio de Janeiro de verde e amarelo
Os cariocas também já enfeitaram suas ruas com as cores do Brasil. No bairro do Engenho de Dentro (zona norte), a rua Doutor Leal é enfeitada pelos moradores desde o Mundial de 1982. A “Turma da Leal” se inspirou na fauna africana na hora de decorar a rua: alegorias de leões, girafas e zebras estão espalhadas pelas calçadas.
Bandeirinhas verdes, amarelas, brancas e azuis formam um falso teto por toda a rua, cujo asfalto está cheio de desenhos com o logotipo do Mundial da África do Sul e frases de apoio à seleção. Enormes recriações da taça do Mundial também fazem parte da decoração.
A Comunidade na Copa
Os restaurantes da comunidade em Broward e Miami já estão em ritmo de Copa e prepararam seus estabelecimentos para que todos assistam aos jogos da seleção com aquele jeitinho bem brasileiro. Confira!
SAMBA CAFÉ
O restaurante Samba Café terá 2 telões e TVs espalhadas pelo salão, para até 300 pessoas. Durante os jogos do Brasil, buffet com pratos quentes e frios por $4.99 a libra; e o buffet acompanhado de picanha, por $5.99 a libra. A promoção da Copa está no chopp por $1,00, e a pitcher por $5.00. A entrada é GRÁTIS. Para quem não puder assistir aos jogos no horário oficial, o Samba Café estará reprisando em 2 horários: às 8pm e às 10pm nos dias 15 e 20 de junho; e na sexta 25 de junho, às 6pm e 8pm. Samba Café: 4302 W. Hillsobro Blvd., Coconut Creek, FL 33073 (mesmo Mall do Walgreens). Informações e reservas: (954) 426-1115.
CAFÉ MINEIRO
O Café Mineiro estará aberto para breakfast às 10 am, durante a Copa. Neste primeiro jogo do Brasil, o restaurante vai sortear um projetor de vídeo. Também durante os jogos do Brasil, promoções de caipirinha e cerveja. A transmissão dos jogos ao vivo em português, com dois telões e 15 Tvs plasma. Para completar a festa brasileira, música ao vivo com a
banda Folha de Bananeira com muito axé e forró. Almoço a la carte e buffet.
Café Mineiro: 800 S. Federal Hwy., Deerfield Beach, Fl 33441. Info: (954) 426-1106.
BOTECO MIAMI
O restaurante Boteco também oferece a transmissão dos jogos da Copa em telões e Tvs espalhadas pelo restaurante. A promoção para a galera é que o bar vai dar uma caipirinha grátis para a torcida a cada GOL do Brasil. O cardápio terá almoço a la carte e os saborosos petiscos bem brasileiros. Boteco Miami: 916 NE 79th Street, Miami, FL - 33138 www.botecomiami.com. Info: (305) 757-7735.
FEIJÃO COM ARROZ
O restaurante Feijão com Arroz estará aberto todos os dias a partir de 9 AM até as 10 PM. Sexta, sábado e domingo até 4 AM., com a transmissão de todos os jogos da Copa ao vivo, em português. Serão 15 televisões, 3 telões internos e 1 telão de LED na nova área externa do Feijão com Arroz. Nos dias de jogos do Brasil, show com a banda SAMBA RJ e DJs. O Restaurante terá funcionamento normal de almoço e jantar, com buffet, menu a la carte, e a churrasqueira completa. Além de um buffet especial de café da manhã e do “Festival do Tira Gosto”. Feijão com Arroz: 559 E Sample Rd. Pompano Beach, FL 33064. Info: (954) 784-0909.
PICANHA BRAZIL
O restaurante Picanha Brazil também estará aberto durante todos os jogos da Copa do Mundo e com a transmissão dos jogos em português pelo telão. O cardápio será o mesmo do restaurante. Picanha Brazil: 22797 State Road 7, Boca Raton, FL 33428. Info: (561) 929-9579.
BOTEQUIM CARIOCA
O Botequim Carioca vai oferecer um Brunch durante todos os dias da Copa do Mundo, com frutas, pães, sucos e frios. Telão na varanda para o público e diversos monitores espalhados pelo restaurante. Para cada Gol do Brasil, um chopp de graça para os torcedores. Muitos petiscos e a tradicional caiprinha. Botequim Carioca: 900 Biscayne Blvd. Miami, FL - 33132. Info: (877) 902-2224. www.botequimcarioca.com.
Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI
Colabore enviando um e-mail ao colunista.


