Autoridades descrevem o cenário como “horrível": uma casa com odor fétido, com lixo batendo no tornozelo e resíduos de animais, lar de cinco crianças com sua mãe. As informações são do "Orlando Sentinel".
A cena era tão ruim que uma das crianças pediu à polícia de Orlando e um trabalhador do serviço de proteção à criança para levá-lo para um lar adotivo e disse que queria uma nova família. O menino tinha os dentes quebrados e podres e disse que não podia mastigar sem dor.
Todas as crianças estavam despenteadas e obviamente, não haviam tomado banho recentemente, disseram os oficiais. Eles comeram alimentos frios enlatados e tinham que se virar sozinhos, de acordo com o relatório.
As crianças foram retiradas da casa de Orlando e a mãe, Yolander Lasane, foi presa, acusada de negligência. O lixo, que teve de ser retirado antes que os oficiais pudessem entrar na casa, encheu uma lixeira grande da cidade, de acordo com o boletim de ocorrência.
"É evidente que nenhuma parte desta residência foi devidamente limpa ou mantida
em anos", escreveram os oficiais.
Lasane, 45 anos, foi detida no dia 26 na cadeia de Orange County, com cinco acusações de negligência infantil causando grande dano corporal. Seus filhos têm 5, 9, 12 , 15 e 17 anos. Outro filho dela vive em outro lugar.
Trabalhadores de proteção às crianças estavam tentando ajudar a família, segundo a polícia, mas os serviços não poderiam ser fornecidos por causa de "condições de risco biológico na casa".
No dia 24, a polícia e os investigadores do Florida Department of Children and Families encontraram fezes de animais por todo o chão, portas e paredes. Havia mofo, comida podre, sujeira e lixo na cozinha e o banheiro infestado de insetos com um vaso sanitário quebrado.
Os animais também foram retirados da casa, pois estavam sendo negligenciados e estavam sofrendo, disse o relatório.
Depois da prisão de Lasane, um parente levou temporariamente pelo menos algumas das crianças e o estado está providenciando uma colocação mais permanente.
A mãe, que é obesa , disse aos investigadores que ela tem dificuldade para andar e fica na cama a maior parte do tempo. O ar condicionado e a TV em seu quarto funcionavam, assim como um banheiro que estava "coberto de sujeira e dejetos humanos", escreveram os oficiais.

