O pronunciamento feito pelo governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, nesta quinta-feira(5) gera nova polêmica no debate sobre imigração.
Schwarzenegger disse que os mexicanos têm "dificuldades de assimilação" da cultura dos Estados Unidos por permanecerem muito ligados a seu país de origem.
Afirmação que desencadeou reações entre os líderes latinos e democratas da Califórnia.
"É ofensivo porque perpetua o estereótipo, e triste porque quem o disse não é qualquer um, é um governador da Califórnia que reproduz esse mito", disse ao canal de têve KXTV Francisco Estrada, um ativista méxico-americano de Sacramento.
O pronunciamente do governador aconteceu durante uma visita ao bairro de Chinatown, em Los Angeles, onde, ao responder perguntas de um jornalista, disse que os imigrantes têm que trabalhar duro, aprender inglês e assimilarem a cultura de seu novo país.
"Acho que isso é difícil para alguns, especialmente para os mexicanos, porque permanecem muito ligados a seu país, tratam de ser mexicanos, mas tratam (ao mesmo tempo) de estarem nos Estados Unidos", comentou o governador, um imigrante que veio da Áustria.
Schwarzenegger recomendou aos mexicanos que façam uma imersão, assimilem a cultura americana e sejam parte do país, "para serem aceitos".
Por sua vez, o congressista democrata Mike Honda disse ao jornal "Mercury News" de San José que "dificilmente se consegue aceitar um governador que às vezes parece ignorante" e que "repete estereótipos que são totalmente incorretos".
"Esperamos de um governador que compreenda as pessoas, a história e a população que governa. E esses comentários refletem sua falta de conhecimento sobre a história do sudoeste do país, um território que foi parte do México", disse Honda.