As sessões de discussão sobre a reforma da imigração devem encerrar-se no início de outubro, para que os políticos possam dedicar-se às suas campanhas.
Apesar de o Congresso dos Estados Unidos poder abordar esta semana a harmonização de seus dois projetos de lei sobre imigração, entre os democratas prevalece o temor de que o processo seja adiado e a reforma comece do zero em 2007.
O líder da maioria no Senado, Bill Frist, republicano do Tennessee, afirmou na quarta-feira(6) que os líderes do Congresso estão desistindo de um amplo projeto de legislação que permita a legalização de milhões de indocumentados, e concentrando-se na segurança de fronteira, diante do período eleitoral.
Para ele, a aprovação do projeto defendido por Bush é quase impossível. “Acho que seria quase impossível aprovar uma ampla reforma que inclua lidar com a diversidade de 12 milhões de pessoas, nas próximas três semanas”.
No entanto, para o representante Mike Pence, líder do grupo conservador republicano na Câmara Baixa, “qualquer coisa é possível”, em referência à eventual aprovação da reforma da legislação americana em matéria de imigração este ano.
O senador democrata Edward Kennedy considera que o Congresso pode fazer este trabalho antes do final de 2006, mas que para impulsioná-lo é fundamental a liderança do presidente do país, George W. Bush.
Kennedy disse na última semana que os democratas ainda não vêem sinais de que os republicanos irão incluir a conciliação das leis de imigração em sua agenda para o período de sessões que começará na próxima quinta-feira(14).
Esta etapa de sessões de menos de 22 dias será encerrada nos primeiros dias de outubro, a fim de que os legisladores tenham a oportunidade de dedicar mais tempo a suas campanhas eleitorais para o pleito de 7 de novembro.
Nesta etapa pré-eleitoral de sessões, os líderes republicanos têm intenção de dar prioridade aos assuntos da segurança nacional, de acordo com fontes do Congresso citadas pelo jornal “The New York Times”.
Existe a possibilidade de os líderes republicanos adotarem uma decisão final sobre as políticas de imigração durante uma reunião que será realizada esta semana, em meio a divergências sobre uma série de medidas nesta área.
Uma comissão bicameral deverá dar início ao processo de harmonização - em uma data ainda a ser determinada - dos projetos sobre imigração aprovados, pela Câmara Baixa em 16 de dezembro de 2005 e pelo Senado em 25 de maio último.
Enquanto o debate sobre a reforma migratória segue estagnado no Congresso, as coalizões por uma reforma ampla e justa retomaram suas manifestações em várias cidades dos EUA no último final de semana.