Um menino de 7 anos que se queixava de dor na mandíbula tinha, na verdade, 526 dentes dentro da boca, de acordo com o hospital na Índia onde ele foi tratado.
O garoto foi internado no mês passado na cidade de Chennai, no sul do país, por causa do inchaço e da dor perto de seus molares no maxilar inferior direito.
Quando os médicos examinaram e radiografaram a boca, encontraram um saco embutido em sua mandíbula cheia de "dentes anormais", disse à CNN a Dra. Prathiba Ramani, chefe de Patologia Oral e Maxilofacial do Saveetha Dental College and Hospital.
Embora a cirurgia para remoção dos dentes tenha ocorrido no mês passado, os médicos precisaram de tempo para examinar individualmente cada dente antes que pudessem confirmar a descoberta.
Depois de descobrirem uma espécie de bolsa onde estavam os dentes, dois cirurgiões a retiraram da boca do menino. Em seguida, a equipe levou de quatro a cinco horas para retirar um por um e confirmar seu conteúdo, descobrindo as centenas de dentes.
Com condição rara, filha de brasileira precisará passar por diversas cirurgias
"Havia um total de 526 dentes variando de 0,1 milímetros (0,004 polegadas) a 15 milímetros (0,6 polegadas). Mesmo o menor pedaço tinha uma coroa, raiz e esmalte casaco indicando que era um dente", disse ela. O garoto foi liberado três dias após a cirurgia e deve se recuperar totalmente. Ele tem agora uma quantidade normal de 21 dentes, segundo o Dr. Senthilnathan.Condição rara
Segundo o dentista, o menino estava sofrendo de uma condição muito rara chamada odontoma composto. Ela disse que o que causou a doença ainda não está claro, mas pode ser genético ou devido a fatores ambientais como radiação, por exemplo. Os pais do garoto disseram aos médicos que haviam notado inchaço em sua mandíbula quando ele tinha apenas três anos, mas eles não podiam fazer muito a respeito porque o menino não ficaria parado ou permitiria que os médicos o examinassem. O Dr. P. Senthilnathan, chefe do Departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial do hospital e um dos dois cirurgiões que operaram o menino, detalhou o procedimento. "Sob anestesia geral, perfuramos a mandíbula a partir de cima", disse ele. "Nós não quebramos o osso dos lados, o que significa que a cirurgia de reconstrução não foi necessária. A bolsa foi removida. Você pode pensar nela como uma espécie de balão com pequenos pedaços dentro." Com informações da CNN. Leia tambémBrasileira busca ajuda para tratamento de condição rara em Miami

