A companhia Walt Disney estima inaugurar sua primeira rede de lojas na Índia até o ano de 2011. De acordo com matéria publicada pelo diário econômico indiano "Business Standard", os investimentos serão de cerca de 17 milhões de euros (US$ 21,3).
De acordo com o jornal, a empresa realizou um contrato exclusivo de franquia com o grupo indiano Ravi Jaipuria. Entre as principais cláusulas estão a construção de 150 pontos de venda no país.
"A Índia é um ponto de expansão para a empresa, e vamos continuar buscando acordos de licenças para estimular a demanda dos produtos e personagens da Disney", disse Rajat Jain, diretor da companhia no país.
Jain adiantou que a Disney deverá criar na Índia o mesmo modelo que aplicará depois em todo o sul da Ásia. A companhia já distribui produtos na Índia, mas pela primeira vez abrirá lojas dedicadas exclusivamente à marca.
Como parte de sua estratégia, a Disney adquiriu em julho o canal televisivo infantil Hungama por cerca de 24 milhões de euros (US$ 30 milhões).
A empresa atua em quatro linhas de produtos: itens de consumo, redes de comunicação e imprensa, estúdios de produção e parques temáticos. Por enquanto, a instalação de um parque no país está descartada.
O grupo Ravi Jaipuria adquiriu também a licença para comercializar os produtos da marca no Nepal, Sri Lanka, Bangladesh e ilhas Maldivas