A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana anunciou nesta quarta-feira que 60 países competem para disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro, na 79ª edição do prêmio.
De acordo com os organizadores esse número é o maior já visto para essa categoria. Todos os filmes foram indicados por seus respectivos países de origem, e seguem as determinações para se fazer parte da categoria. O Brasil apresentou para a disputa por uma vaga o filme "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes.
Desses indicados apenas cinco candidatos ao Oscar de melhor filme estrangeiro serão escolhidos. A divulgação dos nomes deve sair no dia 23 de janeiro de 2007 junto com as outras categorias.
Entre os 60 candidatos aparecem filmes como "Volver" de Pedro Almodóvar, da Espanha, e "O labirinto do fauno" de Guillermo del Toro, do México.
"El Benny", de Cuba; "Maroa" da Venezuela; "Derecho de familia" da Argentina; "Na cama" do Chile; "Ladrones y mentirosos", de Porto Rico, e "Soñar no cuesta nada", da Colômbia, são outros representantes latino-americanos.
Também concorrem ao Oscar o filme peruano "Madeinusa" e o boliviano "American Visa". A Academia convidou 83 países para concorrer à 79ª edição do Oscar, que este ano anunciará os vencedores em 25 de fevereiro de 2007.
A Itália, país com um maior número de estatuetas na categoria de filme estrangeiro, participa com "Nuovomondo", de Emanuele Crialese. A França, concorre com "Fauteuils D'Orchestre", de Daniele Thompson.