Poucos filmes trazem a audiência tão perto da realidade brutal da travessia ilegal da fronteira entre México e Estados Unidos como “Who is Dayani Crystal?”.
O documentário, com Gael García Bernal e dirigido por Marc Silver, retraça os passos de um imigrante de El Escanito, em Honduras, até o deserto de Sonora, no Arizona, onde seu corpo foi encontrado em agosto de 2010 por oficiais da fronteira.
Gael García Bernal refaz esse caminho de 2.500 milhas. “Eu nunca entenderei a magnitude dos perigos que ele enfrentou”, disse o autor e diretor. “Eu só posso refazer seus passos e ver onde eles me levam”.
Em 2009, Marc Silver começou a ir atrás de ideias que retratassem esse drama vivido por imigrantes, até que oficiais da fronteira o chamaram para acompanhar, filmando, os processos de resgate dos corpos encontrados - até que se depararam com um homem não identificado, com as impressões digitais tão desidratadas para tirar, que só tinha um livro de preces em seu bolso e uma tatuagem no peito que dizia: “Dayani Crystal”.
A filmagem coincidiu com a aprovação da lei SB 1070, no Arizona, mas o documentário fala pouco das questões políticas da imigração.
Aproximadamente 2.238 imigrantes morreram no deserto do Arizona entre 1990 e 2012, de acordo com o Instituto Binacional da Universidade do Arizona e o Prima County Medical Examiner’s Office.
O filme “Who is Dayani Crystal” tem estreia prevista para 25 de julho nos cinemas. Informações: www.whoisdayanicristal.com.

