O vice-presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, irá substituir o deputado Ricardo Berzoini na coordenação da campanha da coligação A Força do Povo (PT/PRB/PCdoB), do candidato à reeleição, presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para assumir a coordenação, Marco Aurélio irá afastar-se de sua função de assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais.
Berzoini, presidente nacional do PT, deixa o cargo após ser citado como um dos responsáveis pela negociação de dossiê contra o candidato do PSDB ao governo paulista, José Serra. Os documentos envolveriam Serra no esquema de compra superfaturada de ambulâncias, investigada pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas.
A saída de Berzoini da coordenação da campanha foi informada em nota oficial do PT. O texto afirma que Lula "destacou o importante trabalho que Berzoini desempenhou nos últimos meses, de fundamental importância para a consolidação da liderança de sua candidatura".
A Polícia Federal prendeu na sexta-feira (15) quatro pessoas relacionadas à negociação de documentos que envolveriam políticos do PSDB com a compra superfaturada de ambulâncias. Entre eles, estavam dois petistas com quase R$ 2 milhões que seriam usados na negociação. Um dos suspeitos é o ex-agente da Polícia Federal e funcionário da campanha do presidente Lula, Gedimar Pereira Passos. Em depoimento à Polícia Federal, disse que as revistas Istoé e Época haviam participado das negociações.
A revista Época, das Organizações Globo, confirmou ontem (19) que foi procurada por um dos suspeitos, Oswaldo Bargas, ex-secretário do Ministério do Trabalho. Bargas teria oferecido o dossiê e falado que contava com o consentimento de Berzoini, coordenador da campanha de Lula.
Também em nota oficial ontem, o presidente do PT disse saber do encontro, mas afirmou que não tinha conhecimento das denúncias. “De fato, tive conhecimento de que um integrante da nossa campanha manteria contato com a revista Época para tratar de uma pauta de interesse jornalístico. Jamais tive ciência do conteúdo abordado nesse encontro, conforme reproduzido fielmente pelo site da revista”, registrou Berzoini.
Agência Brasil