A governadora eleita do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), afirmou que vai enfrentar a crise econômica no estado “junto com toda a sociedade gaúcha e todos os políticos eleitos”. No primeiro pronunciamento após a eleição, Yeda cumprimentou seu adversário no segundo turno, o ex-governador Olívio Dutra (PT), “que sempre permitiu, em todos os embates, a colocação pura das idéias”.
Primeira mulher eleita para governar o Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, que obteve 54% dos votos válidos, agradeceu e compartilhou a vitória com os 11 partidos de sua coligação (PSDB-PFL-PPS-PL-PAN-PRTB-PHS-PTC-Prona-PTdoB-PSC). “Eu atribuo essa vitória à boa política”, afirmou a futura governadora. “Aqui estamos celebrando o Executivo eleito, que terá que dividir o trabalho com todos para enfrentar a crise financeira gaúcha”.
Yeda Crusius fez o pronunciamento na sede do comitê de campanha, no centro de Porto Alegre. Na primeira manifestação após a vitória, ela disse que ser a primeira mulher a governar o Rio Grande do Sul “é uma responsabilidade que será facilitada por todos - homens, mulheres, jovens e pessoas da terceira idade – que aderiram a sua campanha. Ela também prometeu “abrir o déficit do estado, em primeiro lugar, e enfrentar a crise de forma mais realista possível”.
Ela informou também que terá hoje o primeiro encontro como governadora eleita com o atual governador do estado, Germano Rigotto. Logo após a entrevista coletiva, militantes e correligionários da governadora eleita tomaram conta das avenidas centrais da cidade. Em cima de um caminhão de som, Yeda Crusius falou para as centenas de pessoas que foram comemorar sua vitória em frente ao comitê central.
O candidato do PT, Olívio Dutra, disse que seu partido será oposição no Rio Grande do Sul, “mas respeitará o processo democrático no estado”. Ao agradecer a todos os que colaboraram com sua campanha, Dutra destacou que "o principal compromisso é com o Rio Grande: sua gente e o desenvolvimento”. O candidato petista cumprimentou a governadora eleita Yeda Crusius, afirmando que neste pleito ”houve um bom debate de idéias”.
Olívio Dutra comemorou a reeleição de Lula com centenas de correligionários e militantes da Frente Popular, que tomaram conta das avenidas e ainda festejam a vitória do presidente na região central da cidade.
Agência Brasil