O governador eleito do Maranhão, Jackson Lago (PDT), disse na noite de domingo (29) que suas relações com o governo federal serão “excelentes”. “Eu já apoiei o Lula várias vezes, e ele também me apoiou várias vezes, para governador e para prefeito”, disse Lago, em entrevista coletiva.
A adversária de Lago, a senadora Roseana Sarney (PFL), apoiou Lula no segundo turno das eleições, contrariando as orientações de seu partido, que faz parte da coligação de Geraldo Alckmin (PSDB). No Maranhão, Lula retribuiu o apoio, pedindo votos para Roseana Sarney.
Com 99,99% dos votos apurados no estado, Jackson Lago conseguiu 51,8% (1.393.647) dos votos válidos. Roseana Sarney obteve 48,1% (1.295.745). As abstenções no estado alcançaram 24,1% dos 3,9 milhões de eleitores. A quantidade de votos brancos ficou em 0,7%, e a de votos nulos em 8,7%.
Jackson Lago é médico e foi professor da Faculdade de Medicina do Maranhão. Eleito três vezes prefeito de São Luís, capital do estado, ele disputou as eleições ao governo do estado em 2002, mas perdeu, em primeiro turno, para José Reinaldo, do PFL.
A candidata derrotada, Roseana Sarney, já foi eleita duas vezes governadora do Maranhão. Atualmente, ela cumpre mandato de senadora, que termina em 2010. Formada em ciências sociais pela Universidade de Brasília, Roseana é filha do senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB).
Agência Brasil