A embaixadora dos Estados Unidos no México, Roberta Jacobson, renunciou ao cargo em meio às tensas relações envolvendo ambos os países.
A saída de Jacobson acontece em um momento tenso entre mexicanos e norte-americanos. Tudo começou pelas ameaças de Trump de abandonar o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) e forçar que o México pague pela construção do muro que irá dividir a fronteira de ambos os países.
O anúncio da saída foi dado na quinta-feira , dia 1º, e a embaixadora fica no cargo até maio.
Jacobson é membro do governo norte-americano há 31 anos e afirmou e se junta a uma longa lista de autoridades do Departamento de Estado que deixaram o cargo durante o mandato de Donald Trump.
“Após 31 anos de serviços ao governo dos EUA, irei sair no começo de maio em busca de novas oportunidades. Eu saio sabendo que a relação EUA-México é forte e crucial”, escreveu Jacobson no Twitter.
Apesar da embaixadora não saber quem irá substituí-la, o jornal mexicano “Reforma” está apontando que Trump irá nomear Ed Whitacre, ex-presidente-executivo da “AT&T”, para ser o novo embaixador dos Estados Unidos no México.
Com informações da ANSA.