Por Dr. David Maklan
No começo de 2012, sob a insistência do governador Rick Scott, o poder legislativo do Estado da Flórida fez mudanças drásticas na lei de Seguro de Automóvel, das quais a maioria entrou em vigor no dia 1º de janeiro. As alterações mais significativas foram as dos componentes que se referem a Proteção de Danos Pessoais (Personal Injury Protection - PIP) que protege você caso venha a ser a infeliz vítima de um acidente de carro. Apesar de todos os motoristas da Flórida continuarem obrigados a pagar a cobertura do PIP, as novas mudanças irão alterar significativamente como você terá direito a procurar e obter tratamento médico por lesões que foram causadas após um acidente de carro.
A lei já é bastante controversa desde quando entrou em vigor por ser vaga e ter o potencial de diminuir os benefícios do seguro PIP em até 75%.
Depois de quanto tempo posso procurar ajuda?
Diferente da lei atual, que permite que o assegurado procure tratamento médico, sem limite de tempo determinado, depois de um acidente de carro, onde ele irá se beneficiar do seguro PIP, a nova lei dá somente 14 dias de prazo seguindo o dia do acidente para se procurar por um médico. Se você não procurar ajuda médica durante esse prazo de 14 dias, você não terá mais o direito de usar a sua cobertura PIP para nenhum tratamento necessário. Com isso, é crucial que você marque uma consulta o mais rápido possível se acredita que tenha sido lesionado depois de um acidente.Mudanças nas coberturas e opções de tratamentos
Apesar de você seguir sendo obrigado a pagar pela cobertura total de $10 mil dólares do seguro PIP, em algumas circunstâncias você pode ter seu benefício reduzido a, no máximo, $2,5 mil dólares de direito. A nova lei exige que você tenha uma determinação por escrito, chamada de “condição de emergência médica”, para ter acesso aos $10 mil dólares totais em benefício. Essa lei também restringe quem é autorizado a fazer essa determinação, uma discriminação injusta contra os médicos quiropratas. Isso quer dizer que, em algumas situações, o médico quiroprata ache necessário encaminhar você para outro especialista para confirmar essa determinação, antes que se possa providenciar tratamento necessário que venha a custar mais do que o limite de $2,5 mil dólares estipulado pela nova lei. Ainda, a nova lei não exige mais que as companhias de seguro continuem a pagar por massagem ou acupuntura.O que fazer se a seguradora parar de pagar depois dos primeiros $2,5 mil dólares Se a sua seguradora parar de pagar seu tratamento depois dos primeiros $2,5 mil dos $10 mil dólares em benefícios, você poderá continuar a receber tratamento médico sob uma Carta de Proteção (Letter of Protection – LOP) caso você esteja sendo representado por um advogado e estiver recorrendo na justiça contra o motorista culpado. Se a clínica aceita o seu plano de saúde, você também pode usar esse benefício. Lembre-se que você tem o direito de procurar assistência jurídica pela rescisão antecipada dos benefícios do PIP.
Impacto causado no seu seguro
Apesar do poder legislativo do Estado da Flórida ter como objetivo atacar as fraudes e reduzir os custos, não existe nenhuma exigência na nova lei que faz com que as seguradoras reduzam os custos desses novos benefícios, também reduzidos. As companhias de seguros foram convidadas a considerar uma redução de 10% nas taxas de seguro de automóveis até outubro de 2012, porém, a maioria das companias optaram por não cumprir esse pedido. Portanto, preste bastante atenção na hora de renovar o seu seguro de automóvel, pois já existem relatórios de algumas pessoas que tiveram um aumento no preço do seguro, ao invés de redução nas tarifas.O quiroprata Dr. David Maklan e toda sua equipe estão prontos para ajudar e responder a todas as suas perguntas. Entre em contato a qualquer momento, pelo telefone (954) 422-1865 ,e fale com a brasileira Elaine Chaves.

