Com o passar dos anos, os avanços tecnológicos têm permitido desenvolver novas técnicas e surpreender o público cada vez mais. A técnica stop-motion, animação quadro a quadro, acompanha o cinema desde o início dos tempos e aí, encontraremos essa técnica junto com o 3D em ParaNorman, nova comédia de suspense da empresa de animação LAIKA. Esses são os mesmos recursos utilizados em Coraline, primeira animação que combinou stop-motion e 3D, e que foi indicado ao Oscar®. ParaNorman conta a história do pequeno Norman, um menino que fala com os mortos. Para salvar sua cidade de uma maldição secular, ele terá que lidar com zumbis, bruxas, fantasmas e adultos idiotas. Em sua missão, Norman poderá ter suas habilidades paranormais levadas além de seus limites. No elenco de vozes, Kodi Smit-McPhee, John Goodman, Anna Kendrick, Casey Affleck, Christopher Mintz-Plasse, entre outros. Eu tive a oportunidade de conversar com os diretores, Sam Fell e Chris Butler. ParaNorman estreia no dia 17 de agosto. Acompanhe alguns trechos da entrevista.
ENTREVISTA
Jana – Eu pude perceber que seus zumbis são um pouco diferentes, mas ao
mesmo tempo têm algumas características iguais a outros zumbis. Fala pra gente sobre os zumbis de ParaNorman.
Chris Butler –
Eu sou um fã de zumbis e sempre vou ser. O que é mais interessante é que não importa quanto tempo passa, sempre existirão filmes de zumbis, histórias de zumbis, e maneiras diferentes de apresentar um zumbi. ParaNorman é um filme de criança, para crianças, e ao mesmo tempo temos um filme com zumbis.Jana – Quantos zumbis você teve que criar para essa animação?
Sam Fell –
Nós temos sete zumbis que saem da terra e temos várias cópias de cada um deles. E eles precisam ser exatamente iguais. Por exemplo, a personagem principal Norman, nós tivemos que criar 28 cópias. Na equipe, tivemos mais de 300 pessoas trabalhando nas personagens.Chris Butler –
Voltando para os zumbis, a parte criativa foi bem interessante, pois tivemos que criar diferentes maneiras de andar, de falar, de olhar, ou melhor, fazer tudo diferente para o sete zumbis.Jana – Vocês mostraram os zumbis para alguma criança antes de finalizar ParaNorman?
Sam Fell –
Sim, mostramos sim. Eu, particularmente, mostrei para o meu filho de seis anos e ele gostou muito. O que ele mais gostou foi o Judge (Juiz), o mais alto de todos no filme.Jana – Por que fazer um filme no clássico formato stop-motion?
Sam Fell –
o primeiro motivo é dar vida às personagens. O segundo é porque tudo é feito à mão… você consegue ver bem os detalhes de cada personagem e com o 3D junto, você tem vontade de tocar a tela, pegar as personagens. O terceiro porque stop-motion é fascinante. Nós amamos!!!Jana – Como foi a escolha das vozes?
Sam Fell –
Nós gastamos muito tempo escutando as vozes de vários atores antes de finalizar as personagens. O mais engraçado é que você pensa que conhece as vozes do atores muito bem, mas quando você só escuta a voz do ator, sem a imagem, tudo fica bem diferente.Chris Butler –
Por exemplo, as crianças no filme estão sempre juntas, então nós tentamos escolher vozes que ficavam bem juntas e que não se sobressaíam sobre a outra.Jana – Essa projeto está no papel por mais de 10 anos e agora ParaNorman já está pronto. Como você está se sentindo?
Chris Butler –
Eu tenho essa história criada há quase 16 anos… e eu ainda não cai na real que o filme está pronto. Eu acho que no dia de estreia, no dia 17 de agosto, que eu vou sentir mais e ficar mais emocionado.Estreias da semana
The Expendables 2 (Lionsgate)
Sylvester Stallone lidera o maior e mais famosos grupo de mercenários do cinema! Ao aceitarem uma missão aparentemente simples, o grupo é surpreendido por uma emboscada. Quem ficou a cargao da direção dessa vez foi Simon West. No elenco, Sylvester Stallone, Jason Statham, Bruce Willis, Jet Li, Terry Crews, Arnold Schwarzenegger, entre outros. Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris se unem ao grupo nessa missão cheia de ação. Estreia: 17 de agosto. Fique ligado na coluna, porque na semana que vem teremos a entrevista com o ator Terry Crews. Não perca!!!
The Odd Life of Timothy Green (Walt Disney Pictures)
É o novo filme dos estúdios Disney, que conta a história de um casal, Cindy e Jim, que sonham em ter um filho. Impossibilitados por questões médicas, acabam enterrando uma caixinha em sua horta com todos os desejos e características de seu sonhado filho. Depois de uma madrugada chuvosa, eles são surpreendidos por um garoto à sua porta. No elenco, Jennifer Garner, Joel Edgerton, CJ Adams, Odeya Rush, David Morse, entre outros. Na direção Peter Hedges. Estreia: 27 de julho.
Sparkle (Sony Pictures)
É o último filme que a cantora Whitney Houston participou antes da sua morte, em fevereiro deste ano. O filme se baseia na história das Supremes, o trio vocal feminino no Harlem dos anos 50, em meio a muita competição e exploração. Sparkle é o remake do musical R&B homônimo de 1976. No elenco, além de Whitney, que faz a mãe das cantoras, estão Jordin Sparks, Carmen Ejogo, Tika Sumpter, Mike Epps, entre outros. Mara Brock Akil escreveu o roteiro e seu marido, Salim Akil, ficou a cargo com a direção. Estreia: 17 de agosto.

