O perigo da tempestade tropical ‘Ernesto’ se transformar num furacão desvaneceu-se quando atingiu o sul da Florida (EUA), durante a madrugada, com uma intensidade muito menor ao inicialmente previsto pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA. No entanto, o centro alerta para que o ‘Ernesto’ possa ainda vir a ser uma ameaça para a costa oriental norte-americana.
Depois de as autoridades terem decretado o estado de emergência na Florida, os habitantes da região prepararam-se para o pior, tendo sido encerradas escolas e comércio e cancelados vários voos. Todavia, depois de a tempestade ‘Ernesto’ ter atingido com fortes chuvas Cuba, a República Dominicana e o Haiti, onde fez duas mortes, acabou por perder intensidade e a atingir a costa norte-americana com ventos que não superaram os 75 quilómetros por hora.
Apesar da baixa intensidade da tempestade, foi emitido um alerta para a ocorrência de possíveis inundações e tornados nas zonas que se encontram na rota da tempestade, que começou a atingir o sul do estado da Florida na terça-feira(29) à tarde com chuvas.
De acordo com os especialistas, as tempestades tropicais alimentam-se de águas quentes, pelo que o ‘Ernesto’, apesar de não ter ganho força nos canais da Florida, depois de passar esta península pode ganhar intensidade no Atlântico e atingir de forma violenta os estados da Carolina do Sul e do Norte.
O boletim das 7h (9h em Brasília) do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) destacou que os avisos de tempestade tropical (passagem em 24 horas) estão mantidos em várias regiões da Flórida e uma vigilância de furacão (passagem em 36 horas) para a Carolina do Sul.
A vigilância de furacão abrange do rio Savannah, na Geórgia até o cabo Fear, na Carolina do Norte, e inclui toda a costa da Carolina do Sul.
Também está em vigor um aviso de tempestade tropical no sul da Flórida, de Bonita Beach, no litoral oeste, em direção ao norte até o rio Savannah, incluindo os Cayos e o lago Okeechobee.
A tempestade se desloca rumo ao nor-noroeste a cerca de 13 km/h e os especialistas esperam que gire em direção ao norte e ocorra um ligeiro aumento da velocidade dos ventos máximos sustentados na tarde de hoje.
Os meteorologistas esperam que o olho da tempestade tropical permaneça na Flórida até quinta-feira, mas com chuvas menos intensas.