O montanhismo brasileiro perdeu o escalador Fernando Motta, de 35 anos, no último final de semana, durante um salto em Notch Peak, em Utah. O acidente ocorreu no condado de Millard enquanto ele e dois amigos praticavam “free solo base jump”.
Nascido em Petrópolis, ele era um dos poucos praticantes dessa modalidade no Brasil. Essa é a modalidade em que os praticantes se atiram do alto de um penhasco usando uma roupa especial semelhante às asas de um morcego. Motta não teria ganhado altura suficiente durante o salto a tempo de abrir o paraquedas.
Nando era considerado pelos colegas um exímio escalador mesmo antes de deixar o Brasil para viver nos Estados Unidos. Um dos principais feitos do montanhista ocorreu em 2001, quando escalou em apenas um dia o El Captain e o Half Dome em Yosemite, nos EUA.
Ele voava de wingsuit há cinco meses e, em fevereiro deste ano, foi um dos vencedores do World Wingsuit Race, uma das mais importantes competições de esportes radicais, que este ano foi realizada na Pedra da Onça, no Espírito Santo.
O escalador brasileiro radicado nos Estados Unidos Nicola Martinez, o Nick, que conviveu com Fernando e o acompanhava nas escaladas, escreveu sobre o amigo. “Te levarei em meu coração como um professor, cara humilde e sagaz, sempre preocupado com os amigos”, postou Nick na internet.
As informações são do “O Dia”.

