As vendas no setor varejista norte-americano registraram uma queda de 0,4% no mês setembro. Um valor considerado como maior declínio em três meses, em função do grande recuo nos preços da gasolina no país, informou nesta sexta-feira(13) o Departamento do Comércio.
De acordo com o departamento, as vendas em postos do combustível diminuiram em 9,3% no mês passado, maior recuo já registrado. O preço da gasolina na bomba caiu cerca de 13% no mês passado.
Excluindo as vendas nos postos, no entanto, as vendas no varejo de forma geral registraram alta de 0,6%, com os ganhos nas vendas de diversos itens, em particular os de vestuário: nas lojas de departamentos houve crescimento de 1,1% nas vendas.
As vendas de automóveis se mantiveram regulares em setembro, resultado positivo se comparado ao resultado de agosto, quando houve queda de 0,4%. Excluída apenas a categoria dos automóveis, as vendas no varejo tiveram queda de 0,5%.
Dados sobre consumo são acompanhados de perto por economistas e investidores, uma vez que o consumo responde por cerca de dois terços de toda a atividade econômica dos EUA.