As inundações na França deixaram pelo menos 13 pessoas mortas na madrugada de domingo para segunda-feira, 15, enquanto o furacão Leslie castiga partes da Espanha e Portugal. A tempestade, uma das mais poderosas que já atingiu o país, está passando nesta segunda-feira sobre o norte da Espanha.
A tempestade Leslie atingiu Portugal no domingo, 14, de manhã, com chuvas e ventos de 125 mph, arrancando árvores, deixando centenas de milhares de casas sem eletricidade e parte do país em alerta máximo. O ciclone agora deve chegar hoje ao norte da Espanha,que se prepara para fortes chuvas.
Cerca de 27 pessoas ficaram levemente feridas, 325 mil estão sem fornecimento de energia elétrica e 61 desalojadas.
A Proteção Civil registrou quase 1.900 incidentes durante a noite do sábado e na madrugada deste domingo, a maior parte (perto de 1.200) por causa de quedas de árvores, às quais se somaram inundações e desabamento de estruturas.
Na França, o número de mortos ainda pode subir com pessoas ainda desaparecidas. A forte chuva caiu em apenas algumas horas durante a noite na área de Aude, no sul da França, com níveis de água chegando às janelas do primeiro andar.
Quando o dia começou, o número de mortos começou a subir com o Ministério do Interior dizendo que, na hora do almoço, 13 pessoas foram confirmadas mortas.
O porta-voz do ministério, Frederic de Lanouvelle, disse que uma outra pessoa está desaparecida e outras cinco estão gravemente feridas.
A freira - que ainda não foi identificada - morreu em Villardonnel, uma aldeia perto de Carcassone.
O corpo da freira foi encontrado por trabalhadores de emergência por volta das 3h30 da madrugada de segunda-feira, quando surgiram relatos de outras mortes aterradoras. Uma pessoa morreu quando parte de sua casa desmoronou por causa das águas na cidade vizinha de Cuxac-d'Aude.
Enquanto isso, os restos da tempestade tropical Michael, que se enfraquece rapidamente, são esperados no noroeste da Espanha, com partes da Península Ibérica ainda se recuperando da passagem do furacão Leslie.
Segundo a previsão, Michael perderá muito de sua potência ao atravessar o Atlântico, movendo-se para o sul, escovando a costa oeste, perto da cidade portuguesa do Porto.