A lista das forças de segurança dos Estados Unidos ganhou mais um nome. Trata-se do presidente da Bolívia, Evo Morales.
De acordo com a cadeia americana CBS, esta lista serve para rastrear a presença de possíveis terroristas entre os passageiros de vôos.
O programa "60 minutes", da CBS, divulgará na edição deste domingo (8) alguns dos detalhes mais curiosos da lista que, de acordo com a investigação jornalística, foi feita de maneira muito precipitada.
Segundo o site da CBS, entre os cerca de 44 mil nomes da lista, encontram-se pessoas com tão pouca probabilidade de realizar um ato terrorista como o presidente da Bolívia, Evo Morales, ou o porta-voz do Parlamento libanês, Nabih Berri.
Outras nomes pouco com poucas chances de delinqüir são o ex-governante iraquiano Saddam Hussein, que está detido, e os membros da Al Qaeda que seqüestraram os aviões de 11 de setembro de 2001, que morreram nos ataques.
Por outro lado, a lista também conta com comuns que são compartilhados por milhares de pessoas inocentes no mundo todo, como Gary Smith, John Williams e Robert Johnson.
Na matéria, que será divulgada neste domingo, o ex-agente do FBI [polícia federal americana] Jack Cloonan diz que a lista foi elaborada de maneira precipitada após os ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington.