Os produtos Hydroxycut, populares suplementos dietéticos utilizados para perda de peso, têm sido associados a pro-blemas hepáticos e devem ser retirados do mercado, de acordo com determinação do Food and Drug Administration (FDA).
O FDA informou ter recebido 23 relatos de lesões hepáticas graves ligadas aos produtos Hydroxycut, que também são utilizados como energéticos e queimadores de gordura.
Os relatórios incluem a morte, em 2007, de um jovem de 19 anos, em março. Outros problemas hepáticos graves notificados incluíram dano hepático, o que resultou em um transplante, em 2002, insuficiência hepática, icterícia, convulsões e problemas cardiovasculares.
O FDA alerta aos consumidores para que parem, imediatament, de utilizar 14 produtos fabricados pela Hydroxycut Iovate de Ciências da Saúde Inc., com sede emOakville, Ontario, e distribuídos pela Iovate Ciências da Saúde de Blasdell E.U.A. Inc., de New York.
A empresa está, voluntariamente, fazendo o recall dos seguintes produtos: Hydroxycut Regular Rapid Release Caplets, Hydroxycut Caffeine-Free Rapid Release Caplets, Hydroxycut Hardcore Liquid Caplets, Hydroxycut Max Liquid Caplets, Hydroxycut Regular Bebidas Packets, Hydroxycut Caffeine-Free Drink Packets, Hydroxycut Hardcore Bebidas Packets ( Ignição Stix), Hydroxycut Max Drink Packets, Hydroxycut Liquid Shots, Hydroxycut Hardcore RTDs (Ready-to-drink), Hydroxycut Max Aqua Galpão, Hydroxycut 24, Hydroxycut Carb Controle e Hydroxycut Natural.
Segundo a FDA, no ano passado, a Iovate vendeu mais de 9 milhões de unidades de produtos Hydroxycut, as quais foram amplamente distribuídas para supermercados, farmácias e ervanários.
“O FDA solicita aos consumidores descontinuar o uso dos produtos Hydroxycut, a fim de evitar riscos desnecessários. Os eventos adversos são raros, mas existem. Os consumidores devem consultar um médico ou outro profissional de saúde se surgirem sintomas, possivelmente associados a esses produtos”, disse a Dra. . Linda Katz, chefe-médica interina do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada do FDA.
Os sintomas incluem coloração marron na urina, náuseas, vômitos, fadiga, dor de estômago, coceira e fezes com colocação clara.
A FDA não determinou quais ingredientes específicos são responsáveis pelos problemas, porque os produtos contêm uma variedade de ingredientes sobrepostos e extractos de ervas. Os suplementos dietéticos que começaram a ser vendidos antes de outubro de 1994 não estão sujeitos a qualquer revisão do FDA antes de ir ao mercado. O Dietary Supplement Health and Education Act não exige o registro ou aprovação do FDA antes da colocação do produto no mercado, desde que ele seja caracterizado como suplemento alimentar.

