Este tipo de exercício físico, também conhecido como musculação, promove a resistência muscular. Os músculos nos permitem carregar uma sacola de compras do carro para dentro de casa, ou a pegar nossos filhos ou netos no colo. Músculos fortalecidos levam a um aumento no metabolismo corporal e um aumento na queima de calorias. O tecido muscular é altamente ativo e requer muitas calorias para manter suas funções básicas. Meio quilo de músculo queima em média 35 a 50 calorias por dia, até mesmo quando estamos em repouso. Quanto maior a massa muscular, mais comida pode ser ingerida sem a consequência do ganho de peso.
No entanto, não espere que exercícios designados a tonificar grupos musculares específicos causem a queima da gordura muscular nas mesmas áreas especificas. Em geral, a energia é retirada das células de gordura para o corpo para suprir a necessidade energética muscular. Por outro lado, quanto mais tonificados tornam-se os músculos, mais será o desenvolvimento de uma figura corporal magra e firme, melhorando a aparência física em geral. A força muscular aumentada também melhora a coordenação muscular e previne lesões.
Como controlar suas porções de carboidratos
- Preste atenção no tamanho de suas porções. Conheça o tamanho correto para cada porção: para os grãos e carboidratos simples, como as batatas, meio copo é suficiente. Para os vegetais complexos (abobrinha, abóbora, brócolis) um copo é a medida correta. A porção de frutas deve ser igual ao tamanho de sua mão fechada. - Aumente a ingestão de fibras não removendo a casca de suas frutas e vegetais. - Planeje suas refeições. Depois de exercitar-se na academia, escolha refeições ricas em carboidratos, 80% complexos e 20% simples. - Hidrate seu corpo a noite com chás de ervas. A sede é comumente confundida com a fome. - Cevada: estudos sugerem que a cevada é o grão mais indicado para consumo no jantar. - Coma carboidratos junto com proteína e com as gorduras saudáveis para diminuir a velocidade da digestão e manter o estômago confortavelmente cheio por um maior período de tempo.
Saúde ocupacional: dores nas costas
Muitas vezes nos deparamos com situações em nosso dia a dia em que somos chamados a levantar algo muito pesado, repetir o mesmo movimento por longos períodos de tempo, ou sentar atrás de uma escrivaninha por horas a fio. Tudo isso pode causar sobreuso da musculatura e das articulações das costas. Esteja você dolorido, ou sofrendo de dores agudas, a dor nas costas facilmente pode tirar sua concentração no trabalho. Infelizmente, muitas ocupações como o trabalho braçal, enfermeira, ou empregada doméstica, entre outros, causam uma demanda significativa na coluna. Até mesmo o tradicional trabalho de escritório pode causar uma sobrecarga na coluna. É importante entender as causas das dores nas costas e o que fazer para preveni-las. Vários fatores podem contribuir para a dor nas costas de origem ocupacional. Esforço: o levantamento de pesos excessivos pode levar a lesões ligamentares, de disco, das articulações e dos músculos. Repetição: a repetição de movimentos por longos períodos de tempo leva a fadiga muscular e a lesões, principalmente se o movimento requer alongamento ou uma posição corporal não muito correta. Postura: a postura relaxada, quando na posição sentada, exagera a curvatura natural da coluna, o que pode levar a fadiga dos músculos posturais e à problemas mais sérios. Estresse: a pressão emocional pode aumentar o nível de estresse, aumentando a tensão muscular, o que pode contribuir para o aumento da dor.O que fazer para prevenir:
Inclua exercícios na sua rotina diária. Mantenha seu peso corporal em níveis saudáveis para evitar a sobrecarga na coluna. Preste atenção na sua postura: se o seu trabalho requer longos períodos de tempo na posição em pé, alterne o descanso entre um pé e outro em um pequeno degrau ou caixa para diminuir a sobrecarga nas costas. Sempre que em pé, segure livros, revistas ou qualquer outro material de leitura na altura dos olhos. Para melhorar sua postura quando sentado, escolha uma cadeira que permita o descanso de ambos os pés no chão e os joelhos nivelados com seus quadris, nem que para isso você necessite de um suporte embaixo dos pés. Se a cadeira não oferece um suporte lombar use uma toalha dobrada ou enrolada ou um travesseiro pequeno atrás das costas. Não deixe seu celular ou carteira no bolso atrás da calça quando sentado, pois isso causa um aumento na pressão das estruturas naquela área. Use a mecânica correta quando levantando objetos, sempre dobrando os joelhos e contraindo a musculatura abdominal durante o movimento. Sempre mantenha o objeto perto do seu corpo, e se o objeto for muito pesado chame alguém para ajudar. Evite movimentos repetitivos por longos períodos de tempo sempre que possível. Mas, o mais importante, preste atenção no que seu corpo está lhe dizendo, a dor é um sinal de alarme, e significa que a lesão já ocorreu. Se persistir, as coisas só tendem a piorar.
