Segundo o Centro Nacional de Furacões, Helene passou nesta segunda-feira(18) para categoria 3, com ventos que chegam a 195 km/h, enquanto o Gordon se mantém como ciclone de categoria 1.
Nas próximas 48 horas os especialistas saberam dizer se Helene representa um perigo eminente para o litoral norte-americano, de acordo com um meteorologista do NHC, com sede em Miami.
Helene ganhou força tendo ventos máximos de 195 km/h, o que o classifica como um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, e o NHC prevê 'um fortalecimento adicional'.
O centro de Helene está localizado a aproximadamente 1.480 km a nordeste das ilhas Sotavento e cerca de 1.865 km a sudeste do arquipélago das Bermudas.
Helene se movimenta no sentido norte-noroeste, a cerca de 11 km/h, e espera-se que siga esta trajetória nas próximas 24 horas.
Gordon pouco ameaça
O ciclone Gordon, que, até o momento, não ameaça regiões povoadas, mantém sua intensidade de furacão menor, com ventos máximos sustentados de 130 km/h, e os meteorologistas esperam poucas mudanças nas próximas 24 horas.
O centro do sistema estava localizado cerca de dois mil quilômetros a oeste das ilhas Açores.
Gordon se desloca para nordeste a cerca de 32 km/h e prevê-se um giro na direção leste-nordeste nas próximas 24 horas.