O furacão Ian se fortaleceu em uma tempestade extremamente perigosa de categoria 4 na manhã desta quarta-feira, 28, enquanto se aproxima da costa oeste da Flórida.
Autoridades na Flórida ordenaram a evacuação de 2,5 milhões de pessoas na terça-feira, mas nesta quarta-feira pediram às pessoas que procurem abrigo onde estiverem, pois as estradas não são mais seguras.
Às 8 da manhã desta quarta-feira, o furacão estava a cerca de 55 milhas a oeste de Naples, se movendo para norte-nordeste a 10 mph com ventos máximos sustentados de 155 mph, apenas 2 mph abaixo do mínimo que o tornaria uma tempestade de categoria 5.
O governador Ron DeSantis disse em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira que os condados de maior risco são Collier County até Sarasota County. O furacão deve atingir a terra firme ainda nesta quarta-feira no condado de Charlotte.
A previsão de pico de tempestade aumentou para 12-16 pés. Essa elevação extrema da água terá um efeito devastador em áreas próximas a Fort Myers, Cape Coral e Punta Gorda.
Prevê-se que o centro de Ian se mova sobre o centro da Flórida na quarta-feira à noite e na quinta-feira de manhã e emergirá sobre o Atlântico ocidental no final da quinta-feira.
As principais ameaças para o sul da Flórida serão o potencial de chuvas fortes – até 10 polegadas em áreas presas sob longas faixas de alimentação – que podem produzir inundações repentinas, especialmente no corredor urbano dos metrôs de Miami e Fort Lauderdale, bem como a probabilidade de tornados rápidos em células de tempestade avançando em terra. Fonte: Local 10.
9 AM EDT 9/28 Tropical Cyclone Update for Hurricane #Ian -- @NHC_Surge has increased peak storm surge inundation amounts as seen in the updated text below.https://t.co/WlsRUwRrGz pic.twitter.com/aBC7DALUhc
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) September 28, 2022