Milhões de pessoas na Flórida estão se preparando para ondas de tempestade com risco de vida, ventos catastróficos e inundações à medida que o furacão Ian se aproxima. O furacão tem velocidades de vento de até 250 km/h (155 mph), um pouco abaixo do limite para uma tempestade de categoria cinco - a classificação mais forte.
A parede do olho de Ian está se movendo em terra nas Ilhas Sanibel e Captiva, informou o Centro Nacional de Furacões no boletim de 12pm desta quarta.
A área de maior risco se espalha de Naples para a região de Sarasota, disse o Centro Nacional de Furacões, que alertou que a tempestade está "se intensificando rapidamente". O furacão deixou grande parte de Cuba sem energia elétrica e causou graves inundações nas Florida Keys.
A parede do olho da tempestade - a área imediatamente fora do olho do furacão - chegará à costa em breve, disse o NHC, pouco antes do meio-dia, horário local, desta quarta-feira, 28.
Ian está "batendo à porta de uma tempestade de categoria cinco", disse o governador da Flórida, Ron
DeSantis, acrescentando pontes já interditadas e 40.000 cortes de energia em casas do sul e da costa oeste. "Vai ser um dia desagradável, de uma tempestade catastrófica", completou.
A poderosa tempestade de categoria quatro deve atingir a parte sul da costa do Golfo da Flórida entre a tarde e noite desta quarta-feira, 28. É provável que perca velocidade à medida que se aproxima da Flórida, prolongando efetivamente os efeitos da tempestade e ameaçando até 20 polegadas (1,6 pés) de chuva em algumas áreas.
Para as pessoas nas áreas de maior risco, como o condado de Charlotte, onde se espera que o furacão chegue à terra firme, a orientação das autoridades é de "se proteger e se preparar para a tempestade", uma vez que as estradas não estão mais seguras para eventual evacuação, disse o governador DeSantis.
Parques temáticos como Disney World, Sea World e Busch Gardens em Tampa estão fechando com a chegada da tempestade, enquanto a Nasa adiou o lançamento planejado de um foguete lunar no Kennedy Space Center.
Apenas duas tempestades de categoria cinco atingiram os Estados Unidos nos últimos 30 anos, segundo a BBC.
12 PM EDT 9/28 Tropical Cyclone Update for Hurricane #Ian.
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) September 28, 2022
The eyewall of Ian is now moving onshore at Sanibel & Captiva Islands.
Latest: https://t.co/tnOTyfOjMY pic.twitter.com/mQxbywROwy

