O furacão Ian atingiu a costa oeste da Flórida, de acordo com o governador Ron DeSantis na tarde desta quarta-feira, 28. Ventos com força de furacão se espalharam pelo sudoeste da Flórida no início da tarde, quando a parede do olho do furacão Ian cruzou as ilhas Sanibel e Captiva.
Ian atingiu a terra firme como um furacão de categoria 4 extremamente perigoso perto de Cayo Costa, Flórida, com ventos máximos sustentados a 150 mph, informou o Centro Nacional de Furacões.
Uma rajada de 112 mph foi relatada no Naples Grande Beach Resort, uma das várias rajadas de vento forte registradas quando a tempestade de categoria 5 intensificou seu ataque à costa do Golfo da Flórida, de acordo com atualização de 1pm do Centro Nacional de Furacões.
Ventos com força de furacão se estendem para fora até 40 milhas do centro e ventos com força de tempestade tropical se estendem para fora até 175 milhas. A tempestade deve trazer até 18 polegadas de chuva para algumas áreas.
Um alerta de vento extremo foi emitido para a área das ilhas Cape Coral, Boca Grande, Sanibel e Captiva, que estão no caminho do pior da tempestade, disse Jamie Rhome, diretor interino do National Hurricane Center, em um meio-dia transmitido no Facebook.
“Você precisa entrar no interior de sua casa e começar a se preparar para um período de ventos sustentados, prejudiciais e potencialmente devastadores”, disse ele. “Não evacue neste momento. Você realmente tem que entrar no interior de sua casa e sair dessa parte.”
Às 2pm desta quarta-feira, a tempestade continuava a produzir ventos de 155 mph, logo abaixo do limite de 157 mph para um furacão de categoria 5. A tempestade deve atingir a terra firme, que é declarada quando o centro do olho atinge a terra, na tarde desta quarta-feira. O centro da tempestade estava localizado a cerca de 35 milhas a oeste-sudoeste de Fort Myers, movendo-se para norte-nordeste a 9 mph.
A nova previsão exige que Ian permaneça intacto como um furacão ao atravessar o estado, uma previsão revisada que levou o centro de furacões a postar alertas e alertas de furacão na costa leste central da Flórida, de Sebastian Inlet, perto de Vero Beach, ao condado de Flagler.
O furacão ameaça produzir uma tempestade de até 18 pés na costa sudoeste do Golfo da Flórida, gerando inundações devastadoras que submergiriam bairros costeiros, disse o Centro Nacional de Furacões na manhã de quarta-feira.
Partes de Palm Beach e Broward estavam sob vários alertas de tornados durante a noite de terça-feira, e todo o sul da Flórida está sob vigilância de tornados. À medida que a trilha da tempestade mudou para o sudeste, as chances aumentaram de ventos fortes no sudeste da Flórida, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia em Miami.
Os condados de Broward e Miami-Dade agora têm 50-70% de chance de ventos tropicais sustentados, o que significa velocidades de pelo menos 39 mph.
305 PM EDT 28 Sep -- Hurricane #Ian has made landfall as an extremely dangerous Category 4 hurricane near Cayo Costa, Florida with maximum sustained winds at 150 mph. The minimum pressure from Air Force Reconnaissance Hurricane Hunters was 940 mb.
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) September 28, 2022
Latest: https://t.co/tnOTyfORCw pic.twitter.com/O3agPDOZHk
#HurricaneIan is making landfall now. Florida is ready to respond. We have fleets of highwater vehicles, 42,000 linemen, 7,000 National Guardsmen and 179 aircraft prepared to help.
— Ron DeSantis (@GovRonDeSantis) September 28, 2022