Moradores da costa oeste da Flórida, na região de Tampa e Gainesville, se preparam para a chegada de um possível furacão de categoria 3 na quarta-feira, 30. A região está sob alerta de furacão desde segunda-feira.
No boletim de 8h desta terça-feira, o furacão tinha ventos máximos sustentados de 80 milhas por hora e se dirigia para o norte a 22 km / h, cerca de 320 milhas ao sul-sudoeste de Tampa, disse o Centro Nacional de Furacões.
A potencial tempestade de categoria 3 pode atingir ventos de até 130 mph. Cedar Key e Horseshoe Beach estão sob ordens de evacuação obrigatória. Segundo a previsão do Centro Nacional de Furacões, Idalia deve chegar bem ao norte de Tampa, na região de Big Bend, mas uma pequena mudança na rota poderia colocar o centro populacional vulnerável em maior risco.
Milhões de pessoas estão sob alerta de tempestade, já que Idalia pode quebrar o precedente como o primeiro grande furacão em pelo menos 172 anos a atingir a Baía de Apalachee, de acordo com o Centro Nacional de Furacões e seu escritório em Tallahassee.
Autoridades de gerenciamento de emergência pediram aos residentes que iniciassem os preparativos para as evacuações o mais rápido possível e que fossem concluídas até as 4pm desta terça-feira.
“Ouça as autoridades locais. Eu sei que aqui no condado de Levy eles emitiram orientações e diretivas”, disse o governador Ron DeSantis em entrevista coletiva na segunda-feira. “Acho que as pessoas têm sido muito receptivas. Vimos com o furacão Ian que parte dessa tempestade não é algo com que você queira mexer. Isso pode ser muito, muito mortal – a tempestade. Então, o velho ditado é "você foge da água evacuando, depois se esconde do vento estando em uma estrutura que pode suportar." A maioria das estruturas na Flórida será capaz de resistir a um tipo de categoria 3."
Espera-se até 12 pés de tempestade ao longo da costa. O pior é esperado na manhã de quarta-feira. Antes de chegar ao continente, Idalia pode produzir alguns tornados nesta terça-feira ao longo da costa centro-oeste da Flórida e na noite de terça-feira em direção ao norte, em Big Bend.
As fortes chuvas podem produzir inundações repentinas de terça a quarta-feira em partes da costa oeste da Flórida, Panhandle e sul da Geórgia, espalhando-se de quarta a quinta-feira em partes das Carolinas orientais. Dezoito a 20 centímetros de chuva podem cair de terça a quinta nesses locais, inundando as ruas.
Locais fechados evacuação
• Aeroportos fechados: O Aeroporto Internacional de Tampa suspenderá todas as operações comerciais a partir de terça-feira e permanecerá fechado até que possa avaliar quaisquer danos no final da semana, anunciaram as autoridades do aeroporto. O edifício do Terminal do Aeroporto Internacional St. Pete-Clearwater fechará na tarde de terça-feira.
• Evacuações em pelo menos 22 condados: Baker, Citrus, Dixie, Franklin, Gilchrist, Gulf, Hernando, Hillsborough, Jefferson, Lafayette, Levy, Madison, Manatee, Marion, Pasco, Pinellas, Sarasota, Suwannee, Taylor, Union, Volusia e Todos os condados de Wakulla emitiram ordens de evacuação, algumas obrigatórias.
• Escolas fechadas: 32 distritos escolares do condado emitiram fechamentos, assim como faculdades e universidades, incluindo a Universidade Estadual da Flórida, a Universidade da Flórida e
• Emergências declaradas: DeSantis expandiu uma declaração de emergência para 46 dos 67 condados da Flórida na manhã de segunda-feira. Várias jurisdições locais também declararam emergências.
• A Guarda Nacional da Florida foi activada: Mais de 5.000 membros da Guarda Nacional foram activados para ajudar a responder à tempestade.
• Navios da Marinha dos EUA começam a partir: Os navios da Marinha começaram a deixar a Flórida antes do desembarque de Idalia, disse a Marinha na segunda-feira.
• Suspensão de serviços do sistema hospitalar: os pacientes serão transferidos de pelo menos três hospitais: HCA Florida Pasadena Hospital, HCA Florida Trinity West Hospital e HCA Florida West Tampa Hospital.
Satellite imagery shows Hurricanes #Idalia & Franklin simultaneously spinning off the coast of the United States. pic.twitter.com/4lNXGm1tDQ
— AccuWeather (@accuweather) August 29, 2023
Hurricane #Idalia continues to strengthen as it approaches the Gulf Coast. Heavy rainfall, storm surge, and damaging winds are expected from Florida into the Carolinas.
— The Weather Channel (@weatherchannel) August 29, 2023
We're LIVE all day and night getting you through this storm! Watch on our TV app: https://t.co/Feaf8zT3Ip pic.twitter.com/j54CGCFYOR