Na noite de terça-feira (17), o National Hurricane Center delineou uma área de possível desenvolvimento tropical no oeste do Caribe para o início da próxima semana.
Espera-se que o sistema se desenvolva dentro de uma área maior de rotação conhecida como Giro da América Central ou CAG, que ocorre periodicamente em maio e junho e novamente de setembro a novembro, estendendo-se do leste do Pacífico para o oeste do Caribe e sul do Golfo do México.
Dentro desse Giro da América Central, áreas mais definidas de rotação podem tomar forma, e é isso que os modelos estão indicando no início e no meio da próxima semana sobre o noroeste do Caribe ou sul do Golfo do México.
Como o distúrbio inicial é extenso, não está claro exatamente onde, dentro desse CAG mais amplo, uma área definida de baixa pressão acabará se formando. Por enquanto, os modelos de previsão indicam que a zona de formação mais provável será em algum lugar no noroeste do Caribe ou no sul do Golfo do México até o meio da próxima semana.
De modo geral, a atmosfera parece propícia para desenvolvimento na próxima semana, à medida que o sistema se eleva em direção ao norte. Dito isso, há uma ampla gama de resultados possíveis.
As possibilidades variam de desenvolvimento baixo, lento ou inexistente a uma tempestade ou furacão nomeado. Dada a época do ano e o ambiente amplamente propício, moradores da Costa do Golfo e da península da Flórida - inclusive do sul do estado - devem monitorar as tendências de previsão.
Fonte: Local 10

