Já há quase um ano escutamos falar dos rumores de que o Google entraria no mercado de telefonia celular. Bom, a partir de agora, isso deixa de ser uma especulação, passando a ser um fato! Google anunciou oficialmente, na semana passada, que já está trabalhando para começar a oferecer serviço celular. A princípio estará oferecendo em uma proporção bem menor do que o que deseja atingir eventualmente.
Google pretende se tornar uma operadora de rede virtual de celulares (MVNO - Mobile Virtual Network Operator). Isso significa que poderá comprar atacado direto de seus concorrentes, como as empresas de telefonia celular Sprint e T-Mobile, revendendo seus planos para o consumidor.
Google entrará no mercado sutilmente, em caráter experimental, assim como fez com o lançamento de seu primeiro aparelho celular Nexus e, uma vez que penetrar o mercado, investirá mais tempo e recursos ao projeto. Para o Google, essa transição será o início de uma nova fase, com grandes promessas para a área de telefonia celular. Em outra nota, Google também está trabalhando no lançamento oficial de seu programa de drones movidos a energia solar, e terá sua primeira frota ativa ainda esse ano. E, por último, Google estará trabalhando simultaneamente no seu projeto Loon, que envolve o lançamento de balões ao céu, que servirão de torres de celular, distribuindo assim acesso à internet em uma grande área.