O Google anunciou que irá usar um cabo submarino para ligar o Brasil aos Estados Unidos, um investimento de $250 milhões de dólares. A empresa TE Connectivity SubCom implantará o projeto, que ligará Boca Raton, na Flórida, a Santos e Fortaleza, no Brasil, por meio de um cabo de 10.556 quilômetros, disse o comunicado.
“Esse novo cabo contribuirá significativamente com o crescimento econômico da região ao aumentar a capacidade existente”, escreveu Cristian Ramos, gerente de parcerias de desenvolvimento de infraestrutura de internet para a América Latina no blog do Google.
O primeiro investimento da empresa em cabos submarinos foi em 2008 com um cabo entre EUA e Japão. O novo cabo ligando Brasil e EUA é o primeiro destes investimentos com foco na América Latina. O sistema será construído por um consórcio entre a Algar Telecom, a Antel (do Uruguai), a Angola Cables e o Google. O mesmo grupo será o responsável pela conservação e pela manutenção dos cabos.
Os cabos submarinos de fibra ótica são os grandes responsáveis pela transmissão de dados ao redor do mundo. De acordo com a Telegeography, 99% das comunicações internacionais são entregues graças aos cabos submarinos.