O furacão Gordon se formou na noite desta terça-feira(12) no oceano Atlântico e já apresenta ventos de até 120 km/h. O terceiro furacão da temporada deve permanecer no oceano e não representa risco para o continente, segundo informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).
No começo da manhã desta quarta-feira, Gordon estava centrado 970 quilômetros ao nordeste das ilhas Leeward e se deslocava a 14,5 km/h, de acordo com os especialistas
"É possível que algumas ondas sigam em direção às Bermudas, mas a previsão é que o furacão se movimente ao leste das Bermudas", disse a especialista em furacões Michelle Mainelli.
Enquanto isso, a oitava depressão tropical da temporada, que se formou ontem, continua na região da costa da África. O fenômeno causa ventos de 56 km/h e pode se tornar uma tempestade tropical nesta quinta-feira, segundo especialistas.
Helene é o próximo nome da lista. Ventos de uma tempestade tropical são de ao menos 62 km/h.
"Por enquanto, a depressão tropical causa apenas limitações para a navegação no Atlântico", disse a especialista em furacões Jamie Rhome.
A depressão estava centrada 410 quilômetros ao sudoeste das ilhas do Cabo Verde e se movia para oeste a 25 km/h, segundo o NHC.
O furacão Florence, agora transformado em tempestade tropical, continua na região do Canadá nesta quarta-feira, onde deve causar ventos de até 72 km/h nas penínsulas de Newfoundland, segundo o Centro Canadense de Furacões.
A temporada de furacões do Atlântico teve início em 1º de junho e termina em 30 de novembro. O NHC previa a formação de sete a nove furacões na temporada de 2006.