Como sou muito curiosa no que se refere a comida, ou culinária de forma geral, quero descobrir e experimentar um pouco de tudo. Quando li a palavra gumbo em um cardápio, quis logo saber do que se tratava. Lá vou eu em minhas pesquisas para aprender que Gumbo [pronuncia-se gambo] vem da palavra africana Kigombo, e nada mais é do que quiabo.Vindo daí a origem do prato.
Gumbo é sopa ou ensopado? Há controvérsia. Podemos dizer que gumbo é um guisado, tipicamente encontrado nos arredores do Golfo do México e muito usado nos Estados Unidos, principalmente nas regiões mais frias, e tem como ingrediente principal e necessário o quiabo, claro.
Linguiça e camarões fazem parte da mistura. Não se surpreenda ao ver receita até com carne de jacaré. O ponto chave está no preparo do caldo, que deve ficar espesso. Desconfie das receitas que não apresentam esta característica.
Como você pode ver, o gumbo tem sua história, muito mais do que eu contei aqui e também é fácil de fazer.
INGREDIENTES
2 colheres [sopa] de óleo
300 g de andouille smoked sausage (linguiça defumada) ou outra linguiça defumada e apimentada, cortada em fatias finas [12-mm]
2 colheres [sopa] de farinha de trigo
1 cebola amarela média [yellow onion], picada
1 dente de alho [garlic] amassado
1/2 xícara [cup] de pimentão verde, picado
2 xícaras [cups] de caldo de galinha
300 g de quiabo [okra] fresco ou congelado, cortado em rodelas [1cm]
1/2 colher [chá] de sal
2 folhas de louro [bay leaf]
1/2 colher[chá] de tabasco ou pimenta em pó [caiena] opcional
300 g de camarão médio [frescos ou congelados] limpos e sem casca
3 cebolinhas verdes [green-spring-onions] incluindo a parte branca, cortada em rodelas finas
MODO DE FAZER:
1-Em uma panela média antiaderente, aqueça, sobre fogo moderado, 1 colher [sopa] de óleo. Acrescente as rodelas de linguiça e deixe fritar, mexendo frequentemente por 4 a 5 minutos ou até corar. Transfira a linguiça para um prato forrado com papel-toalha. Reserve.
2-Descarte toda a gordura em que fritou a linguiça. Usando a mesma panela, sobre fogo médio-alto, aqueça o restante do óleo. Acrescente a farinha e cozinhe, mexendo constantemente por 2 minutos, ou até a farinha ficar marrom claro. Adicione a cebola, o alho, e o pimentão e, à medida que for cozinhando e dourando, raspe o fundo da panela com uma colher de pau, para soltar os pedaços que grudam embaixo. Este processo deve durar uns 4 a 5 minutos. Junte, aos poucos, o caldo de galinha e deixe ferver por 2 minutos.
3-Retorne com a linguiça à panela e adicione o quiabo, sal, as folhas de louro e a pimenta, caso esteja usando. Tampe, reduza o fogo para médio baixo e deixe cozinhar por 15 minutos.
4-Reduza o fogo para baixo, acrescente os camarões, as cebolinhas verdes, e deixe ferver por 5 minutos ou até os camarões tomarem a cor rosada. Remova as folhas de louro. Se necessário, acrescente mais sal e pimenta. Sirva em tigelas rasas ou em pratos fundos.
Sugestão:
O Gumbo é servido com arroz branco. Cerveja gelada é a bebida ideal para acompanhá-lo.
Nota:
Andouille é uma linguiça de porco bastante temperada e apimentada. O uso de tabasco ou caiena, fica ao gosto de cada um. Use chouriço em vez de andouille, se desejar. O quiabo é um vegetal rico em ferro e contém muita fibra.

