Havaí: O furacão Lane passou para uma tempestade de categoria 5 com ventos de 160 mph e segue a rota para o Havaí nesta quarta-feira, 22. Um alerta de furacão foi emitido para a ilha, incluindo Hilo, e avisos de furacões estão em vigor para Maui e Oahu, incluindo Honolulu, de acordo com o National Weather Service.
Lane ameaça se tornar o primeiro furacão terrestre no Havaí em quase três décadas.
Na manhã desta quarta-feira, 22, o furacão estava a cerca de 480 milhas a sudeste de Honolulu, viajando a oeste noroeste a 9 mph.
De acordo com o NWS, Lane deve enfraquecer ao se aproximar da ilha, mas vai causar uma combinação de chuvas torrenciais, ventos fortes e ondas perigosas já nesta quarta-feira. Um alerta de fortes ondas também foi emitido com previsão de ondas de até 25 pés.
Para Honolulu, ventos de tempestades tropicais são esperados na quinta-feira e ventos com força de furacão são possíveis na noite de quinta-feira até a manhã de sexta-feira, quando cairáda categoria 5 para possivelmente a categoria 1.
Com a passagem do furacão, as ilhas havaianas podem ver mais de 20 centímetros de chuva ao longo dos próximos dias.
Há muito tempo o Havaí não registra furacões no continente. Dois foram há cerca de 30 anos , quando atingiram o continente em Kauai: Categoria 1, atingido em 1959, e Categoria 4 Iniki chegou a terra firme em 1992.