Problemas técnicos envolvendo cédulas, urnas eletrônicas e funcionários despreparados já causam atrasos nas eleições legislativas desta terça-feira(7). Ao menos dois condados nos estados de Pensilvânia e Indiana estenderam seus horários para que todos os eleitores votassem.
O candidato democrata ao governo do Colorado, Bill Ritter, teve que esperar uma hora e 40 minutos para votar. Como o voto não é obrigatório, filas e demora acabam afastando os eleitores.
Pane elétrica
Em Denver (Colorado), alguns laptops usados para verificar o registro dos eleitores pararam de funcionar e os funcionários do local de votação foram obrigados a telefonar para um escritório central para checar a informação.
No Condado de Marion, em Indiana, mais de 170 de um total de 914 locais de votação foram obrigados a recorrer a cédulas de papel, pois os funcionários da eleição não sabiam como usar as urnas eletrônicas, segundo informou a oficial do Condado Doris Ann Sadler.
Em Delaware, também em Indiana, o horário de votação foi estendido logo sno início porque os eleitores não conseguiram votar devido a erros de programação nos cartões eletrônicos que ativariam as urnas. Com dificuldades similares, o Condado de Lebanon, na Pensilvânia, também acabou cedendo a uma jornada maior de votação.
Em Cleveland (Ohio), a demora devido a problemas técnicos irritou eleitores.
Os eleitores norte-americanos renovam hoje a totalidade da Câmara dos Representantes (435 deputados), um terço do Senado (33 senadores) e 36 governadores de Estados dos EUA.
Pela primeira vez em uma década, os democratas têm a possibilidade de retomar a maioria no Congresso americano. Após quatro décadas de controle do Partido Democrata, atualmente são os republicanos que têm maioria e controlam a Câmara dos Representantes e o Senado.

