A detenção de pelo menos 11 famílias em todo o país marcou o primeiro dia de um suposto projeto nacional de deportar imigrantes indocumentados da América Central que buscaram refúgio nos Estados Unidos e permaneceram ilegalmente, disseram no dia 2 ativistas de imigração.
Diferentemente das grandes batidas de imigração do passado, agentes não planejam fazer batidas em locais de trabalho, mas devem ter como algo os endereços de famílias com ordens de deportação.
Em Norcross, na Geórgia, no dia 2, Joanna Gutierrez disse que sua sobrinha e a filha dela de 9 anos foram presas pelo Immigration and Customs Enforcement (ICE), que chegaram em um carro à paisana e apresentaram um mandado a Gutierrez para um homem que ela não conhecia.
Gutierrez disse aos agentes que eles precisavam de um mandado para entrar em sua casa. Eles disseram a ela que não precisavam e entraram, buscando em todos os cômodos e acordando seus filhos.
Depois de investigar a casa, os agentes mostraram a Gutierrez uma foto de sua sobrinha, Ana Lizet Mejia, de 30 anos, que fugiu de Honduras quando seu irmão foi morto por gangues. Ela entrou nos EUA ilegalmente com seu filho como parte de uma onda de imigrantes buscando refúgio da violência na América Central no verão de 2014.
Mejia nunca perdeu nenhum dia na corte, disse Gutierrez, e tinha uma tornozeleira de monitoramento.
De acordo com um localizador de detentos online, Mejia e seu filho estão sob custódia, embora oficiais do ICE não tenham confirmado nem as batidas e nem deram nenhum detalhe sobre o estado das famílias detidas.
Oficiais da administração Obama disseram no fim de dezembro que colocariam em deportação aqueles que ja tenham recebido a ordem de um juiz.
"Tentar entrar nos EUA ilegalmente como uma unidade familiar não protege indivíduos das leis de imigração nesse país" , disse um oficial do Department of Homeland Security que não pode ter seu nome revelado. "O ICE continuará deportando pessoas que se enquadram nas prioridades do DHS, incluindo famílias que recentemente atravessaram a fronteira ilegalmente e estão sujeitas a uma ordem final de remoção".
Oficiais dizem que o ICE esta trabalhando para reforçar a segurança da fronteira entre EUA e México e que as deportações sao parte de um plano de convencer que entrar no país ilegalmente não é "frutífero".
Texas
No Texas, seis familias da América Central foram presas e deverão ser levadas no começo da semana ao South Texas Family Residential Center, que fica a aproximadamente 70 milhas de San Antonio, disse Mohammad Abdollahi, um porta-voz do RAICES, um grupo de proteção a imigrantes com base em San Antonio.
Abdollahi disse que ativistas tentarão contatar as famílias no centro de detenção para oferecer ajuda legal. Fonte: Los Angeles Times.