Após um debate que se concentrou fortemente em crianças imigrantes desacompanhadas, os republicanos da Câmara avançaram na quinta-feira, 17, com um esforço para reforçar a fiscalização da imigração na Flórida - uma prioridade do governador Ron DeSantis.
O Comitê de Assuntos Estaduais da Câmara votou por 15 a 8 para aprovar o projeto de lei (HB 1355) que tem como alvo empresas de transporte que trazem imigrantes indocumentados para a Flórida e expandir uma lei de 2019 que busca proibir as chamadas “cidades-santuário”.
Pelo projeto de lei, governos estaduais e locais ficariam impedidos de fazer negócios com empresas de transporte que trazem imigrantes indocumentados para o estado.
Mas a proposta, juntamente com as medidas de DeSantis e do Departamento de Crianças e Famílias da Flórida, provocou fortes críticas de legisladores democratas e líderes religiosos que dizem que crianças imigrantes desacompanhadas serão prejudicadas.
Uma ordem executiva do governador proíbe e permite que o DCF proíba algumas organizações religiosas e sem fins lucrativos de oferecer abrigo, moradia e acolhimento para jovens desacompanhados. DeSantis instruiu o departamento a parar de emitir ou renovar licenças para provedores que abrigam crianças desacompanhadas, e a agência divulgou uma regra proposta este mês para cumprir a ordem.
“Quando você combina essa ordem executiva com esse projeto de lei, você impede os imigrantes de virem para a Flórida e os impede de serem abrigados”, disse o deputado Carlos Guillermo Smith, D-Orlando. “Esse é o resultado líquido deste projeto de lei, em conjunto com a recente ação executiva do governador DeSantis.”
Por sua vez, o patrocinador do projeto de lei, John Snyder, R-Stuart, disse que o projeto não visa crianças e que o estado não pode impedir as empresas de transportarem imigrantes indocumentados para o governo federal. Ele disse que os legisladores só podem impedir que os governos estaduais e locais façam negócios com essas empresas.
Além disso, o projeto de lei da Câmara exigiria que os condados entrassem em acordos com a Imigração e Alfândega dos EUA para participar de um programa no qual policiais locais ajudam na fiscalização da imigração. Uma análise da equipe da Câmara disse que 47 condados da Flórida e o Departamento de Correções do estado já têm esses acordos.
O projeto de lei da Câmara precisa de aprovação do Comitê Judiciário antes que possa ir ao plenário da Câmara. O Comitê de Apropriações do Senado está programado para segunda-feira para assumir um projeto de lei idêntico (SB 1808). Com informações do canal CBS12.