Centenas de imigrantes foram abrigados dentro dos ônibus da Autoridade de Trânsito de Chicago no centro da cidade para a primeira tempestade de inverno da temporada na noite de segunda-feira, 8.
Pelo menos oito ônibus com aquecedores servirão como abrigos para os imigrantes requerentes de asilo e suas famílias permanecerem enquanto aguardam por uma solução de alojamento temporário. Eles recebem também cobertores e agasalhos, refeições e cuidados médicos necessários.
O número de ônibus utilizados aumentou nos últimos dias. Na sexta-feira passada, havia apenas 151 pessoas estacionadas na zona de pouso. Na segunda-feira, eram 537, segundo dados da cidade.
Só no último final de semana, a cidade recebeu 40 ônibus com migrantes vindos dos subúrbios e nove que vieram diretamente para Chicago.
O aumento ocorreu no momento em que o prefeito Brandon Johnson pediu repetidamente ajuda ao governo federal com mais financiamento e mais espaço, à medida que Chicago está se aproximando da capacidade máxima de seus abrigos.
Bem próximo à zona de desembarque onde estão os ônibus que servem de abrigo, o estado trabalhava na construção de seu centro de captação. Isso incluiu seis tendas aquecidas destinadas não a alojamento, mas a fornecer alojamento e outros serviços aos migrantes à medida que chegam.
Em Nova York, uma briga estourou entre uma multidão de 300 migrantes que esperavam do lado de fora, no frio, por abrigo na cidade de Nova York, antes de uma grande tempestade de neve que deve atingir a Costa Leste.
Rhode Island e Massachusetts estão tendo as nevascas mais fortes do sistema de tempestades de inverno, entre 15 e 30 centímetros em algumas áreas.
Partes do sul de Connecticut, nordeste de Nova Jersey e sudeste de Nova York também receberam de dez a vinte centímetros de neve no último final de semana.

