A Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil emitiu 1,125 milhão de vistos no ano passado, mostrando o retorno a um número recorde que reacendeu o alerta também para fraudes.
"Estamos entusiasmados em testemunhar um aumento tão substancial nas emissões de vistos. Esta conquista destaca não apenas os laços fortes entre nossas duas nações, mas também demonstra o crescente interesse dos brasileiros em explorar oportunidades de turismo e educação nos EUA", disse Scott Riedmann, ministro conselheiro interino para Assuntos Consulares da Embaixada e Consulados dos EUA.
Em 2023, o número de funcionários consulares foi aumentado em todo o país. "Abrimos centenas de milhares de novos agendamentos, priorizamos vistos para estudantes que retornam aos estudos e simplificamos o processo de renovação de vistos para melhor atender aos viajantes brasileiros", comemorou o órgão.
No total dos cinco postos de atendimento ao público no país, localizados nas cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), mais de 80% das pessoas tiveram o visto aprovado. Porém, os quase 20% reprovados são por inconsistências nos dados pessoais e nas documentações solicitadas que podem caracterizar tentativa de fraude, alerta o órgão.
Após a pandemia de Covid-19, o tempo médio de espera para processamento da solicitação de visto caiu de um número de mais de 500 dias, de acordo com dados do Departamento de Estado dos EUA, para apenas 20 dias. Segundo a Embaixada, isso se deve ao aumento do número de funcionários consulares em todo o país, o que proporcionou a abertura de milhares de novos agendamentos.
Ao todo, foram emitidos:
Consulado-Geral em São Paulo (SP) aprovou 517 mil;
Consulado-Geral no Rio de Janeiro (RJ) aprovou 230 mil;
Embaixada em Brasília (DF) aprovou 173 mil;
Consulado-Geral em Porto Alegre (RS) aprovou 118 mil;
Consulado-Geral em Recife (PE) aprovou 87 mil.

