Todos os 67 xerifes dos condados da Flórida concordaram em cooperar totalmente com a Alfândega e a Proteção de Fronteiras (CBP) para aplicar as leis de imigração. O governador da Flórida, Ron DeSantis, e o conselheiro sênior do Departamento de Segurança Interna, Keith Pearson, falaram sobre o acordo em uma coletiva de imprensa na Base Aérea de Homestead, na quarta-feira.
O acordo 287(g) concede às autoridades locais e estaduais a capacidade de executar as mesmas funções que a Imigração e Alfândega (ICE). Agora, a Flórida é o único estado em que todos os condados estão cooperando com esse acordo.
“Este é realmente o modelo para outros estados seguirem”, disse DeSantis.
Nas próximas semanas, o ICE treinará as autoridades locais como parte do acordo. A xerife do condado de Miami-Dade, Rosie Cordero-Stutz, o Departamento de Polícia da Flórida e a Patrulha Rodoviária da Flórida estiveram presentes na coletiva de imprensa.
“À medida que a missão continua a se desenvolver no nível nacional e estadual, aqui no condado de Miami-Dade, apoiamos de qualquer forma necessária para garantir que estamos obedecendo à lei”, disse Cordero-Stutz.
Para financiar a iniciativa, DeSantis afirmou que haverá reembolsos federais, e o estado destinou US$ 250 milhões para suplementar e reembolsar as autoridades municipais e dos condados.
Fonte: NBC