Grupos de voluntários têm se reunido antes do amanhecer para procurar agentes de imigração e avisar à comunidade sobre sua presença com a ajuda de sirenes e megafones.
Trabalhando com outros grupos similares e utilizando rádios, a Coalizão de Autodefesa Comunitária, composta por mais de 60 organizações, não encontrou nada na quinta-feira, mas parece ter frustrado operações da Imigração e Fiscalização de Alfândegas dos EUA (ICE) em Los Angeles no início da semana. Em todo o país, essas táticas têm sido um grande obstáculo para a ICE, que tenta cumprir a promessa do presidente Donald Trump de deportações em massa.
Os defensores afirmam que estão exercendo a liberdade de expressão e lembrando as pessoas de seus direitos. Agentes da ICE não podem entrar à força em uma casa sem um mandado judicial, o que eles raramente têm. Campanhas sofisticadas de “saiba seus direitos” incentivam as pessoas a permanecerem dentro de casa e não abrirem a porta.
Essas ações têm gerado impacto nas operações da ICE, dificultando a execução de prisões sem aviso prévio. Durante o primeiro governo Trump, a ICE já enfrentou desafios semelhantes, com ativistas utilizando redes sociais e outros meios para divulgar as ações de imigração.
Os voluntários garantem que suas práticas não envolvem violência e seguem dentro dos limites da lei.
Fonte: Local 10