Um brasileiro procurado pela Interpol desde 2022 foi preso nos Estados Unidos nesta terça-feira (4) após uma ação da polícia americana em colaboração com a Polícia Federal. O homem, cuja identidade não foi revelada, foi capturado em Miami, na Flórida, pela agência HSI (Homeland Security Investigations). Ele estava foragido desde 2021 e é acusado de integrar um esquema de pirâmide financeira que movimentou ilegalmente mais de R$ 38 bilhões entre 2015 e 2021.
O acusado, alvo da Operação Kryptos, é investigado por prometer investimentos fraudulentos em criptomoedas. Ele deixou o Brasil utilizando um passaporte falso e, segundo a Polícia Federal, atuava nos EUA para favorecer a organização criminosa, intermediando compras de propriedades, criando empresas, movimentando contas bancárias, adquirindo criptoativos e ajudando com documentos de migração.
A detenção foi possível graças à colaboração entre a PF e a HSI, que trocaram informações durante a investigação. O brasileiro agora permanece sob custódia nos Estados Unidos enquanto as autoridades tomam as providências para sua deportação ou extradição ao Brasil. Quando retornar ao país, ele poderá enfrentar penas que chegam a 26 anos de prisão pelos crimes de que é acusado.
Fonte: R7