O vice-presidente JD Vance afirmou na quarta-feira (5) que o presidente Trump espera concluir a construção do muro ao longo de toda a fronteira sul até o fim de seu mandato, um objetivo ambicioso que não foi alcançado durante seu primeiro mandato. Vance fez os comentários durante uma visita ao município de Eagle Pass, no Texas, para destacar os esforços da administração Trump no combate a cruzamentos ilegais e ao tráfico de drogas. A visita ocorreu um dia após o discurso de Trump ao Congresso, no qual a imigração teve papel de destaque.
Os cruzamentos ilegais na fronteira sul dos EUA caíram drasticamente desde que Trump assumiu o cargo, mas seus discursos recentes mencionam menos a construção da parede física do que durante sua campanha de 2016 e primeiro mandato.
"Acho que a esperança do presidente é que, até o final do mandato, construamos todo o muro da fronteira", disse Vance. "E claro, isso inclui a estrutura física, a parede, mas também ouvimos hoje que há tantas ferramentas tecnológicas boas. Muitas tecnologias incríveis baseadas em inteligência artificial que nos permitem, por exemplo, usar uma câmera, e não uma pessoa, para identificar alguém a dois quilômetros de distância que está prestes a cruzar a fronteira. Estamos usando inteligência artificial para melhorar nosso trabalho de fiscalização, mas temos que garantir que essa tecnologia seja implantada em toda a fronteira sul dos EUA. Vamos fazer isso tanto quanto pudermos, da forma mais ampla possível, porque é assim que vamos proteger a segurança do povo americano."
Vance e Hegseth foram os mais altos representantes da administração a visitar a fronteira sul desde a posse de Trump. Eles chegaram um dia após o governo Trump impor tarifas de 25% sobre quase todos os produtos importados do México, devido ao manejo da situação na fronteira, medida que fez as ações caírem. Um repórter perguntou a Vance o que o México pode fazer para reverter as tarifas.
"O que o presidente diz é que precisamos de um compromisso contínuo do governo do México para levar a sério a segurança na fronteira", respondeu Vance. "O fentanil é a maior causa de morte entre os jovens americanos, e sabemos que uma parte substancial dele — os precursores — é fabricada na China, vai para o México, é produzida no México e trazida pela fronteira pelos cartéis de drogas mexicanos. Queremos ver menos americanos morrendo dessas terríveis overdoses de fentanil. Vamos aplicar toda a pressão possível ao governo mexicano."
A cidade de Eagle Pass, com 28.000 habitantes, fica a cerca de 160 km a oeste de San Antonio, e está no distrito do deputado republicano Tony Gonzales, cuja região abrange a maior parte da extensão da fronteira do Texas com o México. O governador do Texas, Greg Abbott, e Gonzales também participaram da visita, durante a qual houve uma mesa redonda para discutir a situação da fronteira.
Fonte: ABC