O brasileiro Derek Branco Croce, de 29 anos, foi encontrado morto em sua residência na cidade de Newark, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. De acordo com a prima de Derek, Vitória Morais Albuquerque Branco, que também é mãe de seu filho de um ano, a causa da morte ainda não foi informada à família.
Derek, natural de Santos, no litoral de São Paulo, morava nos Estados Unidos desde novembro de 2023, com o objetivo de proporcionar uma vida melhor para seu filho. Ele trabalhava como atendente em um restaurante brasileiro em Newark. Segundo Vitória, no dia 27 de fevereiro, às 8h30, Derek enviou uma mensagem para uma colega de trabalho, mas, após isso, não foi mais possível contatá-lo. No dia seguinte, ele não compareceu ao trabalho, e os colegas de trabalho foram até a casa dele, onde o encontraram sem vida.
O Consulado-Geral do Brasil em Nova York está ciente do caso e prestando assistência à família. A Polícia local investiga a causa da morte de Derek, mas, segundo a prima, o brasileiro não tinha problemas de saúde e sempre afirmava estar "ótimo". A previsão é que o resultado do exame que determinará a causa da morte leve de 22 a 30 semanas.
Amigos e familiares de Derek estão realizando uma campanha nas redes sociais para arrecadar fundos para o traslado do corpo dele para o Brasil, com o objetivo de garantir que ele seja velado e sepultado em Santos, sua cidade natal. A ação foi iniciada pelos amigos de Derek, que se comprometeram a fazer tudo que puderem para ajudar a família e homenageá-lo.
O Consulado-Geral do Brasil em Nova York informou que está oferecendo suporte à família, fornecendo orientações gerais e apoio nos trâmites necessários, como a expedição do atestado consular de óbito. O traslado do corpo, conforme a legislação, é responsabilidade da família e não pode ser custeado com recursos públicos.
Fonte: G1