O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou nesta segunda-feira (12) que policiais da Patrulha Rodoviária da Flórida (FHP, na sigla em inglês) agora terão poder para aplicar diretamente a lei federal de imigração, de forma semelhante aos agentes federais.
Nesta semana, mais de 100 agentes da FHP se tornaram os primeiros policiais estaduais dos Estados Unidos a serem oficialmente designados como delegados especiais dos U.S. Marshals. Com isso, passam a ter autonomia para atuar em operações imigratórias, sem depender da agência federal ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA).
“Isso dá poder aos nossos policiais para executar mandados federais e remover imigrantes criminosos perigosos das nossas comunidades”, afirmou DeSantis durante uma coletiva de imprensa realizada em Tampa.
Ao lado do governador estava Larry Keefe, diretor executivo do Conselho Estadual de Fiscalização da Imigração, que apresentou o plano operacional da Flórida — um documento de 37 páginas considerado um modelo para outros estados.
Segundo Dave Kerner, diretor do Departamento de Segurança Rodoviária da Flórida, os policiais designados como delegados terão autoridade federal para prender, investigar e deportar imigrantes.
A medida vem na esteira da “Operação Tidal Wave”, realizada no mês passado, uma ação conjunta entre o estado e o governo federal que deteve mais de mil imigrantes em menos de uma semana na Flórida.
Keefe classificou a operação como um sucesso e afirmou que a abordagem adotada pelo estado representa o “novo normal” para a política de imigração na região.
Além disso, DeSantis divulgou uma proposta enviada ao governo federal para contribuir com novos centros de detenção e permitir que oficiais da Guarda Nacional da Flórida atuem como juízes de imigração.
Fonte: Local10