Uma nova pesquisa conduzida pelo Washington Post e pela Escola de Políticas Públicas Schar, da Universidade George Mason, revelou que os americanos estão divididos quanto ao apoio às manifestações contra o ICE (Serviço de Imigração) em Los Angeles. Os protestos, que se intensificam há quase uma semana, também se espalharam para outras grandes cidades como Nova York, São Francisco, Boston e Austin.
A cidade de Los Angeles vive sob um toque de recolher noturno decretado pela prefeita Karen Bass, restringindo a circulação em uma área de cerca de 1,6 km² no centro, onde têm ocorrido os confrontos mais intensos entre manifestantes e forças de segurança. A situação se agravou com o envio de 4 mil soldados da Guarda Nacional e 700 fuzileiros navais por ordem do presidente Donald Trump — medida que foi duramente criticada pelas autoridades locais.
O governador Gavin Newsom entrou com uma ação judicial contra o governo federal, alegando que a decisão de federalizar a Guarda Nacional californiana foi ilegal e violou a soberania do estado. Segundo a pesquisa, o apoio ao envio de tropas federais também divide os americanos. Já entre os californianos, o cenário é outro: a maioria apoia os protestos e se opõe de forma significativa à intervenção militar ordenada por Trump.
Fonte: ABC