O presidente Donald Trump voltou a defender publicamente um plano de deportações em massa e anunciou que sua administração vai intensificar as operações do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas) em grandes centros urbanos como Nova York, Chicago e Los Angeles. A mensagem foi divulgada neste domingo (2) em sua rede social, Truth Social.
Trump argumentou que essas cidades concentram milhões de imigrantes em situação irregular e as chamou de “centros de poder do Partido Democrata”. Segundo ele, os democratas utilizam imigrantes para “aumentar sua base de eleitores, fraudar eleições e expandir o estado assistencialista”, supostamente em prejuízo dos trabalhadores americanos.
No texto, o presidente disse ter ordenado aos agentes do ICE que façam “todo o possível” para alcançar o que chamou de “o maior programa de deportação em massa da história”. Ele também usou o termo “remigração”, defendendo que imigrantes sejam enviados de volta a seus países de origem, e prometeu impedir a entrada de pessoas que “minem a tranquilidade doméstica dos EUA”.
A retórica agressiva de Trump sobre imigração tem sido uma constante de sua plataforma política desde 2016. A nova escalada ocorre em meio a críticas e ações judiciais contra a política migratória do governo, e a poucos meses da eleição presidencial.
Fonte: ABC