O ex-presidente Barack Obama se manifestou nas redes sociais neste domingo (2) sobre a crise migratória nos Estados Unidos, em meio aos protestos contra as políticas de deportação em massa do governo Trump. As manifestações, que já duram mais de uma semana em cidades como Los Angeles, têm sido marcadas por atos pacíficos, mas também confrontos com a polícia.
Obama aproveitou o momento para relembrar a criação do programa DACA (Ação Diferida para Chegadas na Infância), instituído em 2012 durante sua presidência. A iniciativa permite que jovens imigrantes que chegaram ainda crianças aos EUA possam trabalhar legalmente e fiquem temporariamente protegidos da deportação.
“DACA foi um exemplo de como podemos ser uma nação de imigrantes e uma nação de leis. Um exemplo que vale a pena lembrar hoje, quando famílias com histórias semelhantes estão sendo demonizadas”, afirmou Obama. O programa está atualmente em vigor apenas para beneficiários já cadastrados, após tentativas da administração Trump de encerrá-lo.
O ex-presidente pediu uma reforma migratória que una segurança com humanidade. “Precisamos consertar nosso sistema de imigração, reconhecendo nossa humanidade comum e tratando uns aos outros com dignidade e respeito”, escreveu.
Fonte: ABC

