O veterano da Marinha dos EUA, Adrian Clouatre, vive um drama familiar desde que sua esposa, Paola Clouatre, foi detida pelo ICE (Serviço de Imigração) durante uma consulta rotineira de imigração em Nova Orleans. Ela estava em processo de solicitação de green card e amamentava uma filha de apenas três meses quando foi presa.
Paola, de 25 anos, vive nos EUA desde criança e entrou no país com a mãe, que buscava asilo. No entanto, uma antiga ordem de deportação, emitida após a ausência da mãe em uma audiência em 2018, resultou na prisão. O casal alega não ter conhecimento prévio do caso, e agora aguarda a decisão de um juiz da Califórnia sobre o pedido de reabertura.
Enquanto isso, Adrian — que é veterano e pai de dois filhos pequenos — precisa viajar por horas para visitar a esposa detida. O caso levanta questionamentos sobre a política de deportações da administração Trump, que tem restringido concessões antes oferecidas a familiares de militares. Especialistas dizem que a atual abordagem elimina qualquer margem de discricionariedade, mesmo para famílias ligadas às Forças Armadas.
Apesar disso, anúncios de recrutamento continuam prometendo benefícios migratórios a quem se alistar, o que, segundo juristas, pode gerar falsas expectativas. "É uma forma cruel de tratar um veterano e sua família", disse o ex-juiz de imigração que agora representa o casal.
Fonte: ABC

